PG 107 EXU, O ORIXÁ POLÊMICO-UMBANDA E CANDOMBÉ

 

 

                                        

EXÚ

O PERFIL DO ORIXÁ

Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros.  

Quase sempre as pessoas  não têm uma ideia muito clara da natureza dessa  entidade, (Exu) geralmente por falta de estudo da religião.

Há, antes de tudo, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma Entidade diferente, que ficaria entre a classificação de Orixá e Ser Humano.

Sem dúvida, ele trafega tanto pelo mundo material (ayé), onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam Orixás, entidades afins e as almas dos mortos (eguns).

STATUS

Exu é figura de status entre os Orixás, que apesar de ser subordinado ao poder deles, constitui uma figura tão poderosa que frequentemente desafia as próprias divindades. Sua função é de condição de figura-limite entre o astral e a matéria.

 

 SUAS CORES: O NEGRO E O VERMELHO

Seus aspectos contraditórios também podem ser analisados conforme o ponto de vista: o negro significa em quase todas as teologias o desconhecido; o vermelho é a cor mais quente, a forte iluminação em oposição à escuridão do negro.

Até em suas cores, Exu é o símbolo das grandes contradições, do amplo terreno de atuação.

Exu é o grande agente mágico universal.

É o fluido impessoal sem representação-forma.

Serve de veículo para toda e qualquer magia, sintetizada em suas sete gradações nos sete planos de manifestação.

É o subconsciente de Deus, ou melhor, é a própria essência elemental liberada em suas 1.764 combinações que vão constituir a setessência da matéria.

E o veículo universal por meio do qual se podem transmitir todas as vibrações do cosmo, meio condutor que é do som, da luz, do calor, da eletricidade, da telepatia, ondas hertzianas, microondas, etc...

Isso é Exu, ou melhor, o Agente Mágico Universal

                       

                                                        A BEBIDA DE EXÚ

Quanto mais evoluído o Exu, menos usará o álcool como bebida, podendo utilizá-la por meio de várias operações como: incendiando-a em determinados objetos.

 

ORIGEM DO NOME

 Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral.

EXU NA  UMBANDA

Os Exu são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.

Sua função mítica é a de mensageiro, o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás, já que o único contacto direto entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação, quando o corpo do ser humano é coligado ao seu Exu por meio dos chacras.

É ele quem traduz as linguagens humanas para os seres superiores.

Por isso, é imprescindível a sua presença para a realização de qualquer trabalho, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximarem dos locais onde estão sendo cultuados.

Possuem a função também de proteger o terreiro e seus médiuns.

 

O poder de comunicar e ligar, confere a ele também o oposto, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação.

Se possibilita a construção, também permite a destruição.

Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadas, cemitérios, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras, portas de entradas e saídas.

 

Esses espíritos utilizam-se de energias mais “densas” (materiais).

Nota-se que essas entidades podem realizar trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal dos consulentes e praticar a caridade em geral.

Os trabalhos malignos (os tão famosos “pactos com o diabo” ), como matar por exemplo, não são acordos feitos com os Exus, mas com os Kiumbas que agem na surdina e não estão sob a orientação de algum Exu, fazendo-se passar por um deles, atuando em terreiros que não praticam os fundamentos básicos da Umbanda que são: existência de um Deus único, crença de entidades espirituais em evolução, crença em Orixás e Santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual, crença em guias mensageiros, na existência da alma, na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium, e o uso de ervas e frutos.

Jamais maldades.

Caridade acima de tudo.

O VERDADEIRO EXU NÃO FAZ MAL A NINGUÉM. 

 

Eles são verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.

 

Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

 

A ROUPA DE EXU

Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem.

Completa a vestimenta o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.

 

A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Normalmente, em campos de batalhas, eles usam o uniforme adequado.

Em determinados lugares, eles se apresentarão de maneiras diversas, “guardas”, lanceiros, etc. Em centros espíritas, podem aparecer como "guardas".   Alguns se apresentam de maneira fina: com ternos, chapéus, etc

Eles têm grande capacidade de mudar a aparência.

 

                                                                AMADO OU TEMIDO?

                                                                                       Às vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no                                                                                          mundo, assim é Exu.

                                                                                        A moralidade ou imoralidade, não está nas figuras dos Orixás, nem principalmente em Exu,                                                                                             mas sim nas interpretações que nós,                                                                                                                                  ocidentais, fazemos a respeito de seus desígnios.

 

COMO TRATAR AS MENTES VOLTADAS PARA O MAL?

Os exus usam as ferramentas que sabem usar: a força, o medo, as magias, as capturas, etc.

Os métodos podem parecer, para nós, um pouco sem "amor", mas eles sabem como agir quando necessitam que a Lei da Luz chegue às trevas.

 

Eles ajudam aqueles que querem retornar à Luz, mas não auxiliam aqueles que querem "cair" nas trevas.

Quando a Lei deve ser executada, ele a executa da melhor maneira possível doa a quem doer.

 

Os exus, como executores da Lei e do carma, esgotam os vícios humanos, de maneira intensiva.

 

A LEI SEMPRE É JUSTA

 

     ASSUNTOS DA VIDA MATERIAL

Os Exus estão ligados de maneira intensiva com os assuntos terra-a-terra. Quando a Lei permite, Eles atendem aos diversos pedidos materiais dos encarnados.

Se merecedores, Exú lhes dará o que pediram, mas se errarem,( fizerem mau uso do que lhes foi concedido)  logo serão punidos pelo polo negativo DO MISTÉRIO QUE AFRONTARAM.

 

 

*Exú é o mais humano dos Orixás porque assimila tudo o que seu médium vibra em seu íntimo. ( moral, bondade, o bem e o mal, responsabilidade, seriedade...)

Então Exú usará a energia que você tiver nas suas incorporações, porque Exu é o reflexo e da natureza emotiva do médium.  Na verdade o mau ou o bem como já afirmou é produto da vontade e da evolução do próprio médium

 Assim é a lei e diante dele: cada um é responsável por tudo o que fizer.

 

OS TRÊS TIPOS DE EXÚ 

 

EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o bem do mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do Bem, então se volta contra quem o mandou.

 

EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal, praticando os dois conscientemente, são os capangueiros das entidades, a cujo serviço, e evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança.

 

EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras. Seriam os Guardiões, Chefes de falange.

 

                                              

                                      

                                                    EXU NO CANDOMBLÉ

 

Exu (Èsù) é a figura mais controversa do panteão africano, o mais humano dos orixás, senhor do princípio e da transformação.

Deus da terra e do universo; na verdade.

Exu é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana. Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia.

Muitas são as confusões e equívocos relacionados com Exu, o pior deles associa-o à figura do diabo cristão; pintam-no como um deus voltado para a maldade, para a perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos.

Na realidade, Exu contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Exu não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra