63-OGUM/ CATOLICISMO/ UMBANDA/ CAMDOMBLÉ

 DE GUERREIRO A ORIXÁ

 

Ologum (olo = senhor, gum = guerra, ou seja, o senhor da guerra ou guerreiro) é uma divindade da cultura Iorubá, região onde localiza-se hoje a Nigéria.

Nos domínios de Obéocutá, seu culto era essencialmente agrário, como ainda o é, é a divindade do ferro, quem produz as ferramentas necessárias ao cultivo.

   Nesta Região, poucos são os que dominam a arte de fundir e moldar o ferro de forma manual. Por isso, todos que dominam esta técnica são considerados protegidos de Ogum.

 

No caso, grande parte das pessoas que praticam as religiões "tradicionais" da região de Obéocutá, acreditam que Ogum seria seu ancestral divinizado.

 

Quanto ao mito, Ogum é lembrado como conquistador e caçador, como quem sempre defendeu os seus e sempre proveu de alimentos sua tribo

 

 

OGUM

 

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.

 

Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente.

 

Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

 

É considerado protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros.

Santo correspondente na Igreja Católica: São Jorge no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul; Santo Antônio na Bahia.

 

 

OGUM  NA UMBANDA

 

Primeiro precisamos entender que quando falamos dos Oguns que baixam nos Templos de Umbanda rodando suas espadas no ar, não são o próprio Orixá Ogum, pois o Orixá não baixa na Umbanda.

 

São Caboclos de Ogum, os caboclos de Ogum são índios que fazem cruzamento com este Orixá.

 

O Povo de Ogum que baixa nos terreiros são espíritos de homens que fora ligados ao militarismo de alguma forma, estes espíritos por afinidades astrológicas e energéticas trabalham nessa linha.

 

 São Guerreiros Romanos, Gregos, Espartanos, Mouros, Gauleses, Bárbaros,Hititas, Egípcios, Malês, Sarracenos, Templários, Britânicos, Chefes Indígenas, Beduínos, Persas, Macedônios, Chineses, Samurais, Babilônicos, enfim de vários países e territórios.

 

 

 

 

 

 

 

 

OGUNS DA UMBANDA

 

OGUM MATINATA : Veste Vermelho apenas, é a linha mais pura de Ogum, sando chamado por Ogum Guerreiro.

 

OGUM BEIRA-MAR : Veste Vermelho e Azul Claro, ligado as praias de Iemanjá, conhecido como o Sentinela de Maria.

 

OGUM DE LEI  (Ogum Delê): Ligado a Xangô usa Vermelho e dourado, cor de sua armadura trás uma balança nas mãos ligado a execução da justiça.

 

OGUM YARA : Ligado a Ibeji e Oxum, usa vermelho e Azul escuro trabalha nas nascentes dos rios.

 

OGUM MALÊ  ou MALEI : Ogum ligado a Oxalá,patrono das entidades do Oriente e de Cura, cuida de todos espíritos dos médicos astrais, usa Vermelho e Branco, não usa acapacete.

OGUM E YANSÃ

 

OGUM MEGÊ : Serventia de Obaluae, regula os Exus, trabalha muitas vezes dentro da Calunguinha, veste Preto, Vermelho e Amarelo, usa bandeira e lança como arma,alguns usam espadas, sempre respresentado montado num cavalo branco.

 

OGUM  ROMPE- MATO: Ligado a Oxossí, cuida das entradas das matas e florestas, usa Verde escuro e Vermelho, uma espada de São Jorge na mão, alguns usam fitas na cabeça.

 

OGUM  SETE -ESPADASspadas: Ligado a energia pura de Ogum, vibra com Ogum Matinata, usa uma espada na mão e outras seis cruzadas na capa, Usa vermelho e prata.

 

OGUM SETE- ONDAS: Vibra com Ogum Beira-Mar, trabalha nas ondas do mar,ligado a Iemanjá usa Azul Royal e Vermelho, se veste com capacete de conchas.

 

OGUM DAS PEDREIRAS: Guarda as pedreiras de Xangô de armadura dourada e penas marrons, vibra com Ogum de Lei quase não se desloca grande executor não aceita ordens.

 

OGUM CAIÇARA: Vibra com Ogum Yara, usa Vermelho e Azul bebê, se desloca pelo templo cuida do fundo da foz dos Rios.

 

OGUM DO ORIENTE: Vibra com Ogum Malê, coms ligações arábes traz um turbante, vibra com as cores vemelho, branco e dourado.

 

OGUM DE RONDA : Trabalha com Ogum Megê trabalha nas entradas da Calunguinha, corre sua ronda a Meia-Noite.Usa Preto, Vermelho e Verde. Trás cruz de Malta no peito.                                                   

                                                                                                                           OGUM E APARÁ/ OPARÁ

 

OGUM DAS MATAS : Usa Verde e Branco são espíritos Indigênas, usam espadas e bradam muito.

 

OGUM SETE-LANÇAS : Ligado a Ogum Matinata e Sete-Espadas usa vermelho apenas,  roda cruzando o terreiro.

 

OGUM SETE-MARES: Ligado a Ogum Beira-Mar e Ogum Sete-Ondas, cuida dos Mares usa azul bem escuro e vermelho.

 

OGUM DE OURO: Trabalha com Ogum de Lei e Ogum das Pedreiras, Usa Vermelho e Amarelo. Vibra com Iansã.

 

OGUM MENINO: Vem com Ogum Yara e Ogum Caiçara trabalha nos lajeados e barrado de corais. Usa Vermelho e Azul.

 

OGUM DA LUA : vibra com Ogum Malê e Ogum do Oriente, trabalha nas vibrações lunares, nos campos abertos do Humaitá. Usa Vermelho e branco.

 

OGUM XOROQUÊ : Trabalha com Ogum Megê e Ogum de Ronda vibra muito com Exu, ligado a Obaluaê  tbm, é o Ogum mais negativo. Usa Preto, Vermelho e Branco.

OGUM E YANSÃ

 

OGUM DOS RIOS : Trabalha com Ogum Rompe-Mato e Ogum das Matas usa verde Agua e vermelho apesar do nome trabalha nas Pontes.

 

 ALEM DESSES AINDA EXISTEM OUTROS OGUNS:

 

Ogum Naruê (Trabalha na calunguinha),

Ogum da Estrada (Trabalha na estrada),

Ogum Rompe Folha (Trabalha na Mata)

Ogum Bandeira (Trabalha no Humaitá),

Ogum Gererê (Ligado a Xangô).

  FONTE: Blogger :Umbanda: O reino da paz.- Autor: pai Léo Del Pezzo

                  OGUM MEU PAI

 

 

 

 

...Teu escudo de prata pura proteje meu corpo e meu espirito das maldades dos inimigos materiais e espirituais.

Dizem que moras na lua junto com a virgem Maria, de onde olhas teus filhos aqui na terra.

Lindo guerreiro de peito largo e braços fortes!!!.....Ver mais na página 17-