68- 13 DE MAIO- PRETOS VELHOS

 

PRETOS VELHOS- SÍMBOLOS- FALANGES- NOMES- MAGIA E DINAMISMO PSÍQUICO- ATRIBUIÇÕES-  O SEGREDO DA CRUZ,ETC.

 

 

 

 

NÃO PODEMOS FALAR SOBRE “PRETOS-VELHOS” SEM UM BREVE RELATO SOBRE OS ESCRAVOS NO BRASIL

RESUMO DA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL, ESCRAVOS NO BRASIL COLONIAL.

Resumo

- A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática.

Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.

- Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII.

- Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.

- A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala (espécie de galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.

- O transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições. Muitos morriam durante a viagem.

- Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias.

- Os escravos não podiam praticar sua religião de origem africana, nem seguir sua cultura. Porém, muitos praticavam a religião de forma escondida.

- As mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas. Os filhos de escravos também tinham que trabalhar por volta dos 8 anos de idade.

- Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas.

Muitos escravos também fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura.

- A escravidão só acabou no Brasil no ano de 1888, após a decretação da Lei Áurea.

                                                                           

 

NAVIO NEGREIRO

 

FALANGE DOS PRETOS VELHOS

Falange dos Pretos Velhos na Umbanda é composta por espíritos cuja missão é propagar e auxiliar no cumprimento das Leis Morais, subdivisões da Lei Divina, de forma simples, clara e objetiva, facilitando o acesso a todos, sem distinção de raça, credo ou grau de instrução.

 As Leis Morais que a Codificação Kardequiana divulga são Leis Divinas, divididas em: Leis de Adoração, Trabalho, Reprodução, Conservação, Destruição, Sociedade, Progresso, Igualdade, Liberdade e, por fim, a Lei de Justiça, Amor e Caridade.

 

 EVOLUÇÃO   

Os Pretos Velhos não são como muitos creem, espíritos apenas de anciãos negros e escravos.

São espíritos já adiantados em seu grau de evolução, cujas provas foram vivenciadas em outras existências.

 A sabedoria e a humildade são suas marcas, cujo simbolismo reflete na figura do velho negro escravo sua melhor expressão.

 Humildade, a Simplicidade daqueles que evoluíram através dos séculos em direção ao amor de Cristo.

 

SÍMBOLOS

O “VELHO” como SÍMBOLO DA SABEDORIA e o “ESCRAVO” COMO SÍMBOLO DA HUMILDADE.

O ser humano precisa de símbolos para a compreensão e interação no mundo, tudo se expressa para o ser encarnado em forma de símbolo, a escrita é um símbolo da linguagem, por exemplo.

É um referencial necessário a quem está em trânsito terreno e os espíritos sabem e agem conforme os parâmetros de onde atuam.

Por isto, as Falanges da Umbanda se apresentam com as características que melhor se adequam à sua essência espiritual e missão a ser cumprida.

 

FILÓSOFOS, REIS, MAGOS....

Quantos espíritos titulados “pretos velhos” em outras encarnações não foram doutores, filósofos, matemáticos, padres, apóstolos, reis, monges orientais, magos, etc....., quantos, quantos eu vos pergunto?

Muitos "pretos-velhos" nem são pretos, nem são velhos, são médicos ou cientistas disfarçados, atendendo na caridade maior

 

A FORMA DE AS APRESENTAREM

Ora bem sabeis que após a reencarnação o espírito readquire a sua Identidade Integral, voltando aos poucos a sua “inteligência” todas as reencarnações passadas e os ensinamentos adquiridos nelas.

Também é sabido que um espírito desencarnado pode apresentar-se da forma que lhe aprouver, conforme a sua evolução.

MAGIA E DINAMISMO PSÍQUICO

Os Pretos Velhos são profundos conhecedores da magia e do dinamismo psíquico que interage com os elementos mágicos, assim, uma simples baforada com o seu cachimbo atua exatamente onde deve atuar para o objetivo que se quer atingir, como dizem os umbandistas: "tem fundamento!"

 

FORMAÇÃO DA LEGIÃO CHAMADA “PRETOS VELHOS” NO BRASIL

A Legião de espíritos chamados "Pretos-Velhos" foi formada no Brasil, devido a esse torpe comércio do tráfico de escravos arrebanhados da África.

Estes negros aos poucos conseguiram envelhecer e constituir mesmo de maneira precária uma união representativa da língua, culto aos Orixás e aos antepassados e tornaram-se um elemento de referência para os mais novos, refletindo os velhos costumes da Mãe África.

Eles conseguiram preservar e até modificar, no sincretismo, sua cultura e sua religião.

Idosos mesmo, poucos vieram, já que os escravagistas preferiam os jovens e fortes, tanto para resistirem ao trabalho braçal como às exemplificações com o látego.

 Mesmo contando com a religião, suas cerimônias, cânticos, esses moços logicamente não poderiam resistir à erosão que o grande mestre, o tempo, produz sobre o invólucro carnal, como todos os mortais.

Mas a mente não envelhece, apenas amadurece.

O ato final da peça que encarnamos no vale de lágrimas que é o planeta Terra é a morte.

 Mas eles voltaram. A sua missão não estava ainda cumprida. Precisavam evoluir gradualmente no plano espiritual.

 

FORMAÇÃO DA FALANGE DOS PRETOS-VELHOS NA UMBANDA

Depois de mortos, passaram a surgir em lugares adequados, principalmente para se manifestarem. Ao se incorporarem, trazem os Pretos-Velhos os sinais característicos das tribos a que pertenciam.

USAM BRANCO OU PRETO E BRANCO

Essas cores são usadas porque, sendo os Pretos-Velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria.

Usam também a Guia de lágrima de Nossa Senhora, semente cinza com uma palha dentro.

 

13 DE MAIO

O dia em que a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos é 13DE MAIO, que é a DATA EM QUE FOI ASSINADA A LEI AUREA (LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS)

 

O NOMES DOS PRETOS-VELHOS

As crianças escravas recém-nascidas, na época, eram batizadas duas vezes. A primeira, ocultamente, na nação a que pertenciam seus pais, recebendo o nome de acordo com a seita. A segunda vez, na pia batismal católica, sendo esta obrigatória e nela a criança recebia o primeiro nome dado pelo seu senhor, sendo o sobrenome composto de cognome ganho pela Fazenda onde nascera (Ex.: Antônio da Coroa Grande), ou então da região africana de onde vieram (Ex.: Joaquim D'Angola).

Eis aqui, como exemplo, o nome de alguns Pretos-Velhos:

Pai Cambinda (ou Cambina), Pai Roberto, Pai Cipriano, Pai João ,Pai Congo, Pai José D'Angola, Pai Benguela, Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné, Pai Joaquim, Pai Antônio, Pai Serafim, Pai Firmino D'Angola, Pai Serapião, Pai Fabrício das Almas, Pai Benedito, Pai Julião, Pai Jobim, Pai Jobá, Pai Jacó, Pai Caetano, Pai Tomaz, Pai Tomé, Pai Malaquias, Pai Dindó, Vovó Maria Conga, Vovó Manuela, Vovó Chica, Vovó Cambinda (ou Cambina), Vovó Ana, Vovó Maria Redonda, Vovó Catarina, Vovó Luiza, Vovó Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria, Vovó Mariana, Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas, Vovó Rosa da Bahia, Vovó Maria do Rosário, Vovó Benedita.

 

ATRIBUIÇÕES

Eles representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade.

São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.

Não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado.

São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de karma e ensinar-lhes resignação.

Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão.

Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros.

Mas, para ajudar aqueles que necessitam ESCOLHERAM OU FORAM ESCOLHIDOS para voltar a terra em forma incorporada de Preto-Velho.

Outros, NEM NEGROS FORAM, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma.

Outros foram até mesmo EXUS, que evoluíram e tomaram as formas de um Pretos-Velhos.

 "então o Preto-Velho não é um Preto-Velho, ou é, ou o que acontece???

Tem Preto Velho do Congo, tem Preto Velho de Angola, tem Preto Velho que vem de muito longe, do Oriente, da Europa, da América do Norte, usando esta vestimenta por Amor e pela Caridade..

Esses espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda.

O espírito que evoluiu tem a capacidade de assumir qualquer forma, pois ele é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma consequência do que eles tenham que fazer na terra.

Para muitos os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais.

Para outros, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus desfazendo trabalhos.

Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obsessores e kiumbas.

 

 

A MENSAGEM DOS PRETOS-VELHOS

A figura do Preto-Velho é um símbolo magnífico. Ela representa o espírito de humildade, de serenidade e de paciência que devemos ter sempre em mente para que possamos evoluir espiritualmente.

SABEDORIA DOS PRETOS VELHOS

Certa vez, em um centro do interior de Minas, uma senhora consultando-se com um Preto-Velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessadas em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda  sem pensar no próximo e, só retornam ao terreiro, quando estão com outros problemas.

O Preto-Velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranquilamente:

"Sabe filha, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo.

Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas; mas, aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro.

Acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade".

 

PAI CIPRIANO

"Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro.

Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás.

Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS" (Pai Cipriano).

 

CARACTERÍSTICAS:

 

LINHA DE IRRADIAÇÃO: Todos os Pretos-Velhos vem na linha de Obaluaiê, mas cada um vem na irradiação de um Orixá diferente.

FIOS DE CONTA (GUIAS):  Muitos dos Pretos-Velhos Gostam de Guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda.

ROUPAS: Preta e branca; carijó (xadrez preto e branco). As Pretas-Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas; e os Pretos-Velhos às vezes usam chapéu de palha.

BEBIDA: Café preto, vinho tinto, vinho moscatel, cachaça com mel (às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida).

DIA DA SEMANA: Segunda-feira

CHAKRA ATUANTE: básico ou sacro

PLANETA REGENTE: Saturno

COR REPRESENTATIVA: preto e branco;

SAUDAÇÃO: Cacurucaia (Deve sempre ser respondida com “Adorei as Almas”)

FUMO: cachimbos ou cigarros de palha.

Obs: Os Pretos-Velhos às vezes usam bengalas ou cajados.

 

COZINHA RITUALÍSTICA

 

Tutu de feijão preto

Mingau das almas

É um mingau feito de maizena e leite de vaca (às vezes com leite de coco), sem açúcar ou sal, colocado em tigela de louça branca. É comum colocar-se uma cruz feita de fitas pretas sobre esse mingau, antes de entregá-lo na natureza.

 

Bolinhos de tapioca

 Os bolinhos de tapioca são feitos colocando-se a tapioca de molho em água quente (ou leite de coco, se preferir), de modo a inchar. Quando inchado, enrole os bolinhos em forma de croquete e passe-os em farinha de mesa crua. Asse na grelha.

Colocar os bolinhos em prato de louça branca podendo acrescentar arruda, rapadura, fumo de rolo, etc.

Obs: Nas sessões festivas de Pretos-Velhos, é usual servir a tradicional feijoada completa, feita de feijão preto, miúdos e carne salgada de boi, acompanhada de couve à mineira e farofa.

 

 

FORMAS INCORPORATIVAS E ESPECIALIDADE DOS PRETOS-VELHOS:

Sua forma de incorporação é compacta, sem dançar ou pular muito.

A vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés fixados no chão.

Locomovem-se apenas quando incorporam para as saudações necessárias (atabaque, gongá, etc...) e depois sentam e praticam sua caridade (Podemos encontrar alguns que se mantém em pé).

É possível ver Pretos-Velhos dançando, mais esse dançando é sutil, e apenas com movimentos dos ombros quando sentados.

 Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas.

 

PRETOS E PRETAS VELHAS

MISTÉRIO SUSTENTADOR: Mistério ancião

COR: Branca, branca/preta, violeta, roxa, lilás, etc.

ERVA: Arruda, guiné, alecrim, hortelã, boldo

FRUTAS: Melão, coco, pera, etc.

SAUDAÇÃO: Adorei as almas!

ELEMENTO: Terço, pedras, pemba, cajado, palha da costa

FUMO: Cachimbo e cigarro de palha

VELAS: Branca, branca e preta

FLORES: Crisântemo, margarida e rosa branca

SEMENTE: Lágrima de Nossa Senhora

ALIMENTO: Bolo de fubá, pipoca, tutu de feijão

ATUA: Evoluindo

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Ligados a vibração de OMOLU, são mandingueiros poderosos.

 Sentados em seus banquinhos, fumando seus cachimbo, benzendo com seus ramos de arruda, rezando com seus terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

FONTE de pesquisa :Wikipédia

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NA UMBANDA SAGRADA

Preto-Velho, no ritual de Umbanda Sagrada, é um grau manifestador de um Mistério Divino. Nem todo preto-velho é preto ou velho.

 A forma como eles incorporam, curvados, expressa a qualidade TELÚRICO-AQUÁTICA de Pai OBALUAIÊ.

O peso que parecem carregar não é fruto do cansaço, da idade avançada ou velhice, mas á a ação da qualidade estabilizadora terra, desse Orixá, diante da qual todos se curvam se aquietam e evoluem calmamente.

São espíritos elevadíssimos com vasto campo de atuação, encontrados nas Sete Linhas de Umbanda, pois trabalham a Evolução nos sete sentidos da vida dos seres.

Trazem sempre palavras de fé, de esperança, de consolo e de perseverança, com sua sabedoria, paciência, paz e serenidade.

 

AGRADO AOS PRETOS VELHOS;

 

FEIJOADA

TUTU DE FEIJÃO PRETO

BATATA DOCE COM DENDÊ

 

DOCES:

 

ARROZ DOCE

BOLO DE FUBÁ

 

FRUTAS:

 

MELÃO

COCO

PERA

UVAS

 

BEBIDAS

 

GARAPA

CAFÉ

MARAFO

 

 

ERVAS

 

GUINÉ

ARRUDA

EUCALIPTO

MANGERONA

 

 

 

MISTÉRIO DA CRUZ - PRETO VELHO           

                                                          ESCRAVOS NA ROMA ANTIGA

 

 

 

 

Conta uma outra lenda que esse gesto de cruzar o solo ou a si mesmo só foi adotado pelos cristãos quando um "padre" romano, atiçado pela curiosidade, perguntou a um serviçal negro e idoso de sua igreja o porque dele cruzar o solo antes de entrar nela para limpá-la ... e o mesmo fazia ao sair dela.

Ajoelhou-se  e fez o sinal da cruz aos pés do “padre”.

- Agora já posso contar-lhe o significado do sinal da cruz, amo padre!

- Por que, só após cruzar o solo diante dos meus pés, você pode revelar-me o significado do sinal da cruz, meu negro velho?

- É porque eu vou falar de um gesto sagrado, meu amo. Só após cruzarmos o solo diante de alguém e pedirmos licença ao seu lado sagrado, esse lado se abre para ouvir o que temos a dizer-lhe.

- Se você não cruzar o solo diante dos meus pés o seu lado sagrado não fala com o meu? É isso, meu negro velho e cansado?

- É isso sim, meu amo. Tudo o que falamos, ou falamos para o lado profano ou para o lado sagrado dos outros com quem conversamos!

- É isso sim, meu amo. Tudo o que falamos, ou falamos para o lado profano ou para o lado sagrado dos outros com quem conversamos!

 Como o senhor quer saber o significado do sinal da cruz usado por nós, os negros trazidos desde a África para trabalharmos como escravos aqui em Roma e, porque ele é um sinal sagrado, seu significado só pode ser revelado ao lado oculto e sagrado de seu espírito.

Por isso eu cruzei o solo diante dos seus pés, pedi ao meu pai Obaluaiyê que abrisse uma passagem entre os lados ocultos e sagrados dos nossos espíritos senão o senhor não entenderá o significado e a importância dos cruzamentos... e das passagens.

O “padre”sentiu que não estava diante de uma pessoa comum, mas sim diante de um sábio amadurecido no tempo e no trabalho árduo de carregar fardos alheios.

Então o padre romano convidou o preto, velho e cansado, a acompanhá-lo até sua sala particular localizada atrás da sacristia.

Já dentro dela, o padre sentou-se na sua cadeira de encosto alto e confortável e indicou um banquinho de madeira para que aquele preto velho se sentasse e lhe contasse o significado do sinal da cruz.

velho negro, antes de sentar-se, cruzou o banquinho e isto também despertou a curiosidade de empertigado padre romano.

- Por que você cruzou esse banquinho antes de se assentar nele, meu preto velho?

- Meu senhor, eu só tenho essa bengala para apoiar meu corpo arqueado.

Então, se vou sentar-me um pouco, eu cruzei esse banquinho e pedi licença ao meu pai Obaluaiyê para assentar-me no lado sagrado dele.

O padre romano, de uma inteligência e raciocínio incomum, viu que ele falava coisa que nem os mais sábios dos romanos conheciam.

O velho preto, após assentar-se, e com a mão direita estralou os dedos no ar por quatro vezes, em cruz e aquilo intrigou o padre romano, que perguntou-lhe:

- Meu velho preto, porque você estralou os dedos quatro vezes, cruzando o ar?

- Meu senhor, eu cruzei o ar, pedindo ao meu pai Obaluaiyê que abrisse uma passagem nele para que minhas palavras cheguem até os seus ouvidos através do lado sagrado dele senão elas não chegarão ao lado sagrado de seu espírito e não entenderás o real significado delas ao revelar-lhe um dos mistérios do meu pai.

- Então tudo tem dois lados, meu preto velho?

- Tem sim, meu senhor.

- Porque você, agora, já sentado e bem acomodado, fala mais baixo que antes, quando estava apoiado sobre sua bengala?

- Meu senhor, quando nos assentamos no lado sagrado das coisas, aquietamos nosso espírito e só falamos em voz baixa para não incomodarmos o lado sagrado delas.

- Entendo, meu velho. - murmurou o padre romano, curvando-se para melhor ouvir as palavras daquele preto velho. Conte-me o significado do sinal da cruz!

E o preto velho começou a falar, falar e falar. E tanto falou sobre o mistério que o    “padre” começou a entender o significado sagrado do sinal da cruz e começou a pensar em como adaptá-lo e aplicá-lo aos cristãos de então.

E o padre romano pensou, pensou e pensou!

 E tanto pensou que criou a lenda dos três reis magos, onde um era negro, em homenagem ao sábio preto velho que, falando-lhe deste seu lado sagrado e interior, havia lhe aberto a existência do lado sagrado das coisas; O DA EXISTÊNCIA DE PASSAGEM ENTRE ESSES  DOIS LADOS, ETC.

Enquanto ouvia e sua mente pensava, a cada revelação do preto, já velho e cansado, seus olhos enchiam-se de lágrimas e mais e mais ele se achegava chegando um momento em que ele se assentou no solo à frente do preto velho para melhor ouvi-lo, pois não queria perder nenhuma das palavras dele.

E aquele padre, que era o chefe de todos os padres romanos, diariamente ouvia por horas e horas o preto velho, e depois que o dispensava, recolhia-se à sua biblioteca e começava a escrever os mistérios que lhe haviam sido revelados.

Aos poucos estava reescrevendo o Cristianismo e dando-lhe fundamentos sagrados.

- Ele mudou o formato da cruz em X onde Cristo havia sido crucificado e deu a ela a sua forma atual, que é uma coluna vertical e um travessão horizontal.

- Também determinou que em todos os túmulos cristãos deveria haver uma cruz, que é o sinal da passagem de um plano para o outro, segundo aquele preto velho.

- “Ele criou a figura de Lázaro, cheio de chagas, para adaptar o orixá da varíola ao Cristianismo”.

Na verdade, ele criou o sincretismo cristão, e dali em diante muitos outros "padres de todos os padres", uma espécie de "cappo de tutti capos", (os papas) começaram a adaptar os mistérios de muitos povos ao Cristianismo, fundamentando a crença dos muitos seguidores de então da doutrina humanista criado por Jesus. E criaram concílios para oficializá-los e torná-los dogma..

1º) O ato de fazer o sinal da cruz em si mesmo tem esses significados.

a) Abre o nosso lado sagrado ou interior para, ao rezarmos, nos dirigirmos às divindades e a Deus através do lado sagrado ou interno da criação.

Essa forma é a da oração silenciosa ou feita em voz baixa. Afinal, quando estamos no lado sagrado e interno dela, não precisamos gritar ou falar alto para sermos ouvidos.

Só FALA ALTO OU GRITA para se fazer ouvir quem se encontra do lado de fora ou profano da criação.

 ESSES SÃO OS EXCLUIDOS OU OS QUE NÃO CONHECEM OS MISTÉRIOS OCULTOS DA CRIAÇÃO e só sabem se dirigir a Deus de forma profana, aos gritos e clamores altíssimos.

b) Ao fazermos o sinal da cruz diante das divindades, estamos abrindo o nosso lado sagrado para que não se percam as vibrações divinas que elas nos enviam quando nos aproximamos e ficamos diante delas em postura de respeito e reverência.

c) Ao fazermos o sinal da cruz diante de uma situação perigosa ou de algo sobrenatural e terrível, estamos fechando as passagens de acesso ao nosso lado interior, evitando que eles entrem em nós e se instalem em nosso espírito e em nossa vida.

d) Ao cruzarmos o ar, ou estamos abrindo uma passagem nele para que, através dela, o nosso lado sagrado envie suas vibrações ao lado sagrado da pessoa à nossa frente, ou ao local que estamos abençoando (cruzando).

e) Ao cruzarmos os solo diante dos pés de alguém, estamos abrindo uma passagem para o lado sagrado dela.

f) Ao cruzarmos uma pessoa, estamos abrindo uma passagem nela para que seu lado sagrado exteriorize- se diante dela e passe a protegê-la.

 

) Ao cruzarmos um objeto, estamos abrindo uma passagem para o interior oculto e sagrado dele para que ele, através desse lado seja um portal sagrado que tanto absorverá vibrações negativas como irradiará vibrações positivas.

h) Ao cruzarmos o solo de um santuário, estamos abrindo uma passagem para entrarmos nele através do seu lado sagrado e oculto, pois se entrarmos sem cruzá-lo na entrada  estaremos entrando nele pelo seu lado profano e exterior.

i) Ao cruzarmos algo (uma pessoa, o solo, o ar, etc.) devemos dizer estas palavras: - Eu saúdo o seu alto, o seu embaixo, a sua direita e a sua esquerda e peço-lhe em nome do meu pai Obaluaiyê que abra o seu lado sagrado para mim.

Outras coisas aquele ex-escravo dos romanos de então ensinou àquele padre de todos os padres, que era altivo e empertigado, mas que gostava de sentar-se no solo diante daquele sábio preto, já velho e muito cansado.

Mas o tal pastor (digo, padre), já auto-eleito bispo, usou o que havia aprendido com o preto, MAS SEGUNDO SEUS INTERESSES FINANCEIROS segundo  de então, (digo, daquela época). (ALIAS, VISTOS ATÉ HOJE)

Batizava com uma caríssima ÁGUA DO RIO JORDÃO

“água trazida direto do rio Jordão” (mas que seus asseclas colhiam na calada da noite das torneiras  das bicas da adutora pública).

Vendiam um tal de ÓLEO SANTO

 “óleo santo feito de azeitonas colhidas dos pés de oliva existentes no MONTE DAS OLIVEIRAS” (mas um assecla foi visto vendendo a um "reciclador" barricas de um óleo que, de azeitonas, só tinha o cheiro).

E isso, sem falas nas réplicas miniaturizadas da ARCA DA ALIANÇA;

nas réplicas das TROMBETAS DE JERICÓ;

num tal de SAL GROSSO

vindo direto do MAR MORTO, mas que algumas testemunhas ocultas juraram que era sal grosso de um fabricante de sal para churrasco.

Vendo tudo isso  Foram tantas as coisas que aquele velho preto cansado, já velho, muito velho falou para si mesmo: "Me perdoa, meu pai OBALUAIÊ, mas eu não revelei àquele padre (digo, pastor, isto é, àquele bispo) o que acontece com quem inverte os seus mistérios ou os usa em benefício próprio: que eles, ao desencarnarem, têm seus espíritos transformados em horrendas cobras negras!"

OBALUAIÊ, ao ouvir o último lamento daquele preto, velho e curvado de tanto carregar sacos de pedras alheias, e cansado e desiludido por ensinar o bem e ver seus ouvintes inverterem tudo o que ouviam em BENEFÍCIO PRÓPRIO, acolheu em seus braços o espírito curvado dele, endireitou-o, acariciou-lhe o rosto e falou-lhe bem baixinho no ouvido:

"Meu filho, alegre-se pois ele só andará na terra o tempo necessário para tirar dos cultos dos orixás os que não aprenderam a curvar-se diante dos senhores dos Mistérios mas que acham-se no direito de se servirem deles.

Mas, assim que ele fizer isso, deixará essa terra e voltará a rastejar nas sombras das trevas mais profundas, que é de onde ele veio para recolher de volta para elas os espíritos que Jesus trouxe consigo após sua descida às trevas.

Bem que eu alertei o jovem e amoroso Jesus sobre o perigo de usar do meu Mistério da cruz para abrir passagens nas trevas humanas!

Afinal, quem abre passagens nas trevas com meu mistério da cruz, liberta o que nele existe, não é mesmo, meu velho e sábio preto?

 

                                                     O REI NEGRO

 

É madrugada,

O galo canta, o pinto pia.

Lá na senzala

O negro clama: “alforria”! 

 

De que adianta

Tanta beleza

Se só a alma continua em liberdade.

O corpo sofre

Os olhos choram

E o coração abarrotado de saudade

Ele era rei

Hoje é escravo

Ninguém escuta seu lamento agoniado.

Não tem amor,

Não tem mais nada.

Somente a dor continua ao seu lado.

 Negra é à noite,

Negro é o dia,

Negra é a vida desse negro desterrado.

Quebre os grilhões,

Quebre a chibata,

Dê liberdade a esse negro iluminado.

MELINDA   DO SITE: POESIAS E EMOÇÃO  http:melindaartepoesia.comunidades.net