OGUM E SUA FORJA
Ogun, divindade de amplo aspecto civilizador, possui estreito contato com duas divindades primordiais.
Ao ser escolhido por Olodunmare para abrir caminho a civilização, e exatamente por isso associado aos caminhos e muitas vezes saudado com a expressão Ogum Alada Meji, “aquele que possui dois facões, um sendo usado para defender nossa casa, nossa vida, nossa família, e outro usado para abrir os caminhos, caminhos esses que nos levam a prosperidade, a riqueza, as realizações pessoais e ao Ase.
OS DOIS FACÕES DE OGUM
Esta diretamente ligado a Esu.
Por seu caráter desbravador, e sua estreita ligação a Natureza e a fertilidade, Ogun leva o ser humano a conquistas, abrindo caminho para as mais diversas realizações. Exímio conhecedor da magia, esta por isso estreitamente relacionado ao culto a Iyami Osoronga....
Possui inúmeros Orikis de saudação, Orikis esses que exaltam as suas mais variadas qualidades como :
Alakaaye, aquele cujo poder de atuação o faz presente em todo o mundo...
Por possuir caráter irascível, muitas vezes os Yorubas o chamam de Alasegbe, ou seja Aquele que age sem pensar....
OGUM, PATRONO DA CAÇA, DA AGRICULTURA, DOS GUERREIROS E UM ORIXÁ SEMPRE SEMPRE EXALTADO POR SER ACESSÍVEL E GENEROSO. .
Generoso ? Sim muito generoso, pois Ogun desenvolveu a arte da caça e compartilhou isso com Oxóssi.
Foi o patrono da agricultura, ensinando a Orisa Oko que a desenvolveu.
Orixá da Guerra, saudado muitas vezes com a expressão: Ogun, aquele que tem água em casa, mais se banha em rios de sangue.
Compartilhou os segredos da guerra com Logun Ede, fazendo do mesmo o patrono e líder de toda a Egbe Ode nos momentos de disputas.
Conhecido como um mago poderoso, Ogun compartilhou os segredos de sua magia com Erinle, a caçadora, a Deusa de Ilobu sendo a mesma responsável pela magia da Egbe Ode, sendo esses Orisas uma extensão do poder e da sabedoria de Ogun.
Ogun Onire ,ohun gbogbo aye ti Ogun ni
Ogun kole ,ko ni ilekun
Ogun,rei de Ire,tudo o que existe no Aye pertence a Ele.
O grande que construiu uma casa, e nela não colocou portas, para que todos possam ter acesso a Ele.
Patrono do Fogo, utilizando o mesmo para forjar os metais que fazem parte de seu assentamento e um Orisa cujo preparo demanda muitos Segredos.
Não podendo faltar em seu assentamento, o minério de ferro como seu Ota:
Emu (pinça ou alicate)
Iyoso (martelo ou marreta ) ada ( facão),
Obe faca ritualística especialmente preparada para ser utilizada nos sacrifícios a Ele,
Ake(machado )
Oko(enxada),
Akokoro (Foice),
Agogo (sino utilizado para despertar-lo) e Omo Owu (pedaços de ferro diferentes que fortalecem o seu alicerce),
Owo Ero (buzios) (fazendo alusão a prosperidade e Riqueza de Ogun, Ofa ( por sua conotação com a caça) e
Ibon (espingarda)
***Vale ressaltar de que nada adianta colocar todos esses materiais em Ogun se não conhecer as Ewes e outros elementos específicos dotados de Ase que despertarão a essência dessa Divindade, além de um ritual impar que simula o trabalho do mesmo no momento em que estava forjando cada um desses materiais.
Koto koto ata ni kose fon ni feere
adifa fun apapa ni yake
ti nlo re e buri ola ni ile Alagbede
ebo ni won ni ko se
o si gbebo nbe o rubo
oni ogun mo gun ke gun mu rere
apapa ni yake ogun ni rere
ogun mi mo laje o gunmi re
ogun mi mo gbogbo o gunmi re
apapa ni yake ogun mi rere
koto koto ata ni kose fon ni fere
foi quem fez a divinação para apapa ni yake
que estava buscando a prosperidade na casa de Alagbede (Ogun)
foi pedido que ele fizesse sacrifícios
e ele os fez
apapa ni yake possui aparência prospera
ogun, eu propiciou o senhor para ser rico
ogun eu propiciou o senhor para ter sorte
apapa ni yake possui aparência prospera
Ogun ye mo ye ooooo..... kenkerenke Ogun
E extremamente importante, ao cultuarmos os Orisas, conhecermos a essência e a finalidade de cada divindade.
Porque sem isso é impossível despertarmos seu fundamento e consequentemente nos beneficiarmos de sua ampla área de atuação. Isso se trata de um dos maiores segredos do Esin Yoruba, e infelizmente é algo desconhecido à maioria dos praticantes da Religião, sendo ela Tradicional ou mesmo as de vertente Afro Brasileira.
Ogun Ye, Mo Ye oooo
Meu Ogun é Vida, eu tenho Vida
FONTE: Ogum