OS REIS MAGOS
HISTÓRIA- SERIAM 3 OS REIS?- FOLIA DOS REIS- CANTIGAS- VÍDEOS SIMPATIAS- RECEITAS PARA O DIA DOS REIS
Havia magos, homens muitos sábios, numa terra distante que estudavam as Escrituras e que também eram muito instruídos em astronomia.
Quando Jesus nasceu, viram uma estrela singular e nova que nunca tinham visto antes e, de algum modo, sabiam que o Messias tinha nascido.
Carregaram seus camelos com suprimentos e presentes e deram início a uma longa viagem que provavelmente ocupou-os por dois anos.
(Nos presépios é comum ver os magos perto da manjedoura; mas esses homens provavelmente chegaram dois anos mais tarde.)
Quando chegaram em Jerusalém, foram ao rei, porque sabiam que aquele que tinha nascido era, segundo a profecia, o justo rei dos judeus.
Supunham que Herodes saberia do acontecimento e provavelmente presumiam que ele estaria regozijando assim como eles.
Ao contrário, Herodes ficou muito perplexo, temendo que pudesse perder seu trono.
Chamou os escribas e sacerdotes e perguntou-lhes onde o Cristo deveria nascer segundo a profecia e responderam Belém.
Herodes mandou chamar secretamente os magos , inquiriu deles a época exata em que aparecera o astro, e os enviou a Belém dizendo: "Ide informar-vos com exatidão acerca do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me para que também eu vá prestar-lhe homenagem".
A estas palavras do rei , eles se puseram a caminho, e eis que o astro que tinham visto no oriente avançava à sua frente até parar em cima do lugar onde estava o menino. À vista do astro, sentiram uma alegria muito grande.
Entrando na casa, viram o menino com Maria , sua mãe, e prostrando-se, prestaram-lhe homenagem; abrindo seus escrínios, ofereceram-lhe por presente ouro, incenso e mirra. “Depois, divinamente avisados em sonho de que não tornassem a ir ter com Herodes, retiraram-se para sua pátria por outro caminho”. (Mateus 2: 1,12) Bíblia – tradução Ecumênica
Os magos partiram e foram de Jerusalém a Belém, e a estrela indo adiante deles, parou e se deteve sobre a casa em que Jesus estava.
Entraram na casa e adoraram o Senhor Jesus e deram-lhe presentes reais de ouro, incenso e mirra.
Quando partiram, não retornaram a Herodes como ele os havia instruído porque Deus os havia advertido em um sonho. Por essa razão, retornaram senão a sua terra natal por outro caminho.
------------------X-------------------
3 RAÇAS - 3 CONTINENTES
Conta a história que os 3 reis magos representavam as três raças que povoavam o mundo – na época eram conhecidas apenas 3 raças e também apenas 3 continentes.
OS REIS ERAM ESPECIAIS, LETRADOS, ASTRÔNOMOS E FILÓSOFOS
MELCHIOR
Melchior, o ancião de cabelos brancos, simboliza os herdeiros de Jafé, os europeus que ofereceu ao Menino Jesus o ouro como símbolo da realeza. (OURO:PRESENTE DADO AOS REIS)
GASPAR
O louro e jovem Gaspar representa os semitas da Ásia, ) que tinham como o bem mais apreciado o incenso, símbolo da sua divindade. MIRRA: PRESENTE DADO AOS RELIGIOSOS.)
BALTAZAR
Baltazar, negro e com barba, identifica-se com os filhos de Cam, (MOURO) o africanos, que entregoU a mirra, que cicatriza ferimentos, prevendo a paixão. MIRRA: PRESENTE DADO AOS PROFETAS.)
-------------------X-----------------
DIA DOS REIS Comemora-se em 6 de janeiro
Neste dia a Igreja celebra a festa da Epifania, ou seja, a visita dos Magos que foram adorar o Menino Jesus.
Epifania, em grego, significa manifestação.
Essa visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as
------------------X------------------
QUEM FORAM OS TRES(?) REIS MAGOS
Os magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus.
Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica o número deles.
Sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural – e não há nenhuma menção de que eram reis.
“Não há evidência histórica da existência dessas pessoas”, diz André Chevitaresse, professor de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“São personagens criados pelo evangelista Mateus para simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos.”
De qualquer forma, a tradição permaneceu viva e foi apenas no século III que eles receberam o título de reis – provavelmente como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 72:
“Todos os reis cairão diante dele”.
--------------------X--------------------
NOMES E SIGNIFICADOS.
Cerca de 800 anos depois do nascimento de Jesus, eles ganharam nomes e locais de origem:
Melchior, rei da Pérsia;
Gaspar, rei da Índia;
e Baltazar, rei da Arábia.
.
Em hebreu, esses nomes significavam:
“REI DA LUZ” (melichior), (Melchior)
“O BRANCO” (gathaspa) (Gaspar)
“SENHOR DO TESOUROSs” (bithisarea). (Baltazar)
--------------------X--------------------
RESTOS MORTAIS.
Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos reis magos.
De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer.
Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia.
“Não sei quem está enterrado lá, mas com certeza não são eles”, diz o teólogo Jaldemir Vitório, do Centro de Estudo Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte.
“Mas isso não diminui a beleza da simbologia do Evangelho de Mateus ao narrar o nascimento de Cristo.”
Afinal, devemos aos magos até a tradição de dar presentes no Natal.
INCÓGNITA
A identidade dos reis magos continua, contudo, a ser uma incógnita. No entanto, há um documento apócrifo nos arquivos do Vaticano que pode dar algumas informações sobre quem seriam os magos que terão ido adorar Jesus Cristo quando ele nasceu. “A Revelação dos Magos” foi traduzido pela primeira vez por Brent Landau, um professor de Teologia da Universidade do Oklahoma que teve acesso ao documento descoberto no século XVIII e redigido na segunda metade do século II (possivelmente pelos filhos dos reis magos).
SERIAM SÓ TRÊS REIS MAGOS?
Se a tradução do sírio antigo para o inglês for fiel, o documento não limita o número de reis magos em três: eles podem ter sido mais do que doze, mas as prendas de Baltazar, Gaspar e Melchior terão sido as mais simbólicas. Todos podiam ser originários de Shir, uma região que na atualidade se situa em território da China, mas que no tempo antes de Cristo teria um significado mítico; e seriam descendentes de Seth, o terceiro filho de Adão.
SERIAM REIS OU MAGOS?
Mas Gaspar, Baltazar e Melchior podiam não ser reis. Pelo menos não o seriam no mesmo conceito em que usamos esse termo hoje em dia. E será difícil compreender onde “reinavam”, se nem sequer temos certezas sobre a sua origem. Mas também não seriam magos, isto é, as suas capacidades nada teriam a ver com magia. O termo “mago” era usado para adjetivar os homens sábios e eruditos daquele tempo, principalmente aqueles que desenvolveram os conhecimentos sobre os corpos celestes.
Hoje, acredita-se que os restos mortais dos três reis magos estão depositados na Alemanha, na Catedral de Colónia, num túmulo talhado a ouro. Depois de terem visitado Jesus Cristo, o apóstolo São Tomé tê-los-á batizado para que pudessem participar na expansão da fé cristã, de acordo com os relatos de São João Crisóstomo (arcebispo da Constantinopla no século I) no livro “Patrologia Grega”.*
*Patrologia é uma ciência teológica que estuda, conforme um conceito unitário, os escritores da antiguidade cristã acolhidos pela Igreja Católica entre os testemunhos de sua doutrina, aplicando a este estudo os princípios metódicos da crítica histórica.
Porque estes escritores são comumente chamados de Padres (pais) da Igreja, esta é uma noção é de caráter etimológico que deriva da união das palavras gregas: patér (pai) e lógos (ciencia)[1].
RESTOS MORTAIS DOS REIS MAGOS.
Hoje, acredita-se que os restos mortais dos três reis magos estão depositados na Alemanha, na Catedral de Colónia, num túmulo talhado a ouro. Depois de terem visitado Jesus Cristo, o apóstolo São Tomé tê-los-á batizado para que pudessem participar na expansão da fé cristã, de acordo com os relatos de São João Crisóstomo (arcebispo da Constantinopla no século I) no livro *“Patrologia Grega”.
*
DIA PARA DESMONTAR A ÁRVORE E O PRESÉPIO
6 DE JANEIRO
No dia 06 de janeiro desmonta-se a árvore de natal e o presépio
--------------------X------------------
A FESTA DE REIS- ORIGEM- CANTIGAS E VÍDEOS
A “Folia de Reis” é uma festa religiosa católica de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
Até há pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante,um grupo especial de músicos e cantadores trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.
Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.
Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levam a "BANDEIRA" ( estandarte de madeira ornado com motivos religiosos ) a qual tributam especial respeito.
Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - São os puxadores do canto.exs:
1) "Era meia noite em ponto
Bateu asa e cantou o galo
Bateu asa e cantou o galo..."
"Que Jesus dê vida e saúde
Só voltamos para o ano
Só voltamos para o ano..."
2)
VERSOS DE CANTIGA DOS REIS!-
Acordai se estás dormindo
Escutai alegremente
É chegado os santos Reis
Da parte do Oriente
Em Belém cantou o galo
Ó meu Deus, o que seria
É nascido o Deus menino
Filho da Virgem Maria
Do campo veio um pastor
Na nossa porta bateu
Veio trazer boas novas
Que Jesus Cristo nasceu
São José e Maria
Dizem que vão para Belém
Eles vão cantar os Reis
Vamos nós cantar também
Na lapinha de Belém
Sobre palhas recostado
É nascido o Deus menino
Por nosso amor humanado
Bem podia Deus nascer
Em camas ricas e sofás
Para dar exemplo ao mundo
Nasceu entre os animais
Acordai se estás dormindo
Deste sono que estás
Hoje é noite de brinquedos
Não é bem que vós durmais.
3)
Aqui está santo Reis
Meia-noite foras dóra
Procurou vossa morada
Pedino sua ismola
Santo Reis e Nossa Senhora
Foi passeá em Belém
São José pediu ismola
Santo Reis pede também
A ismola que vóis dá
Nois viemo arrecebê
O glorioso santo Reis
É quem vai agradecê
Santo Reis pede ismola
Não é ouro nem dinhêro
Ele pede um agitoru
Um alimento pros festero
Sôr dono da casa
Vem abri as portaria
Recebê santo Reis
Com sua nobre folia...
...Deus te sarve casa nobre
Nos seus posto tão honrado
Ande mora gente nobre
Que de Deus é visitado
Deus o sarve a luz do dia
Deus o sarve a claridade
Deus o sarve as três pessoa
Da Santíssima Trindade...
,,,Concluímo este canto
Fazeno o siná da cruz
Pade, Fio, Esprito Santo
Para sempre, amém Jesus...
Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia e arrecadam em suas andanças donativos para realizarem anualmente no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.
A "BANDEIRA"
Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo,
O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram.
Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.
A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.
ORAÇÃO AOS REIS MAGOS
Oração para alcançar graças dos Reis Magos
"Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar!
Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu.
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra.
Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade.
E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.
Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes.
Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica.
Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja.
Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio fazer o pedido).
Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos.
Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos!
Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.
Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!"
-------------------X-------------------
QUEM SERIAM OS REIS MAGOS ? (CIÊNCIA E RELIGIÃO)
Quem seriam os magos? Por que foram chamados assim? Pode-se conjecturar a partir de evidências extra-bíblicas.
A palavra “magoi”, traduzida como “magos” sugere que eles pertenciam à casta sagrada dos Medos, sendo sacerdotes da Pérsia.
A religião praticada por eles provavelmente era o Zoroastrismo, que proibia a feitiçaria; seu encontro com Jesus se deveu à sua astrologia e habilidade de interpretar sonhos.
Naquela época não havia distinção entre astronomia e astrologia.
Todos os que se ocupavam a estudar os fenômenos celestes eram astrólogos.
Portanto, a astrologia era considerada uma ciência.
A aparição de um novo astro nos céus indicava que algo extraordinário estava por acontecer.
A CERCA DA MISTERIOSA ESTRELA.
A cerca da misteriosa estrela, há várias explicações plausíveis.
# A palavra “aster” pode significar um cometa.
# A estrela poderia ter sido a conjunção de Júpiter e Saturno (7 a.C.), ou de Júpiter e Venus (6 a.C.).
Conjunção é quando dois astros parecem se fundir nos céus devido a um alinhamento raro, e assim, dão a impressão de serem um único astro, mais brilhante que todos à sua volta.
# Os Magos podem ter avistado uma supernova, uma estrela que aumenta de repente em tamanho e brilho e em seguida, diminui novamente.
Fenômeno muito raro de ser avistado à olho nu.
Estas teorias, embora razoáveis, deixam de lado a explicação que “a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino”(Mt. 2:9). Que fenômeno celeste seria capaz de tal proeza?
SERIA UM MILAGRE?
Teria sido a Estrela de Belém um milagre, tal qual a coluna de fogo que permaneceu no arraial durante o Êxodo dos hebreus (Êx.13:21)?
Ou como o resplendor de Deus que brilhou em torno dos pastores no campo (Lc.2:9).
Ou ainda como a luz proveniente do céu que apareceu a Saulo de Tarsos no caminho de Damasco (At.9:3)?
Tenha sido um fenômeno natural ou sobrenatural, o que importa que os magos se deixaram guiar por ele, e isso os levou até Jerusalém.
Provavelmente, eles imaginaram que o novo rei teria nascido em Jerusalém.
Que outro lugar haveria para que um monarca judeu nascesse do que na cidade dos reis?
-------------------X-------------------
FESTA DE REIS EM OUTROS PAÍSES - RECEITAS PARA O DIA DE REIS
Na França, existe um costume antigo de consumir uma espécie de torta doce e recheada, a "Galette des Rois", em todo o mês de janeiro, e principalmente no primeiro domingo de janeiro, Dia de Reis.
RECEITA DE “GALETTE DE ROIS”
Ingredientes:
2 bases de massa folhada
125g de manteiga amolecida
125g de açúcar
125g de amêndoa ralada
2 ovos
1 gema
Preparação:
Misturar a manteiga com o açúcar até fazer um creme liso,
depois juntar a amêndoa e os ovos assim esta feito o creme que se chama frangipane.
Meter numa placa de ir ao forno um papel vegetal, por cima uma base de massa folhada,
estender o creme no centro da massa de 1 cm de espessura e deixar 2 cm a volta da massa.
Meter por cima do creme a segunda massa,
soldar os duas massas com os dedos para ficar bem pegada.
Com a gema restante juntar um pouco de agua, e pincelar a galette.
Com uma faca fazer ligeiramente umas cruzes por cima da galette.
Meter no forno a 220°C durante 25 minutos.
Pode se comer morno, ainda é melhor.
Na Itália e na Espanha, a galette é feita de PÃO DOCE EM FORMA DE COROA decorado e recheado com frutas cristalizadas.
PÃO DOCE EM FORMA DE COROA
RECEITA
5 ovos
• 1 ½ xícara de leite
• 1 ½ xícara de açúcar
• 1 xícara de manteiga ou margarina
• ½ xícara de chá de canela frio
• 1 kg de farinha de trigo
• 25 g de fermento fleischmann
• 1 pitada de sal.
Modo de Preparo
1. Coloque o leite (morno) em uma vasilha própria para amassar a rosca
2. Dissolver o fermento no leite morno
3. Juntar uma colher de sopa de açúcar e a farinha de trigo até obter a consistência de um mingau grosso
4. Cobrir com o pano e colocar em um local que não tenha vento
5. Deixar crescer até formar uma bolha
6. Adicionar os ovos, a manteiga, o açúcar e a canela, misturando bem com a própria mão
7. Amassar a massa (como massa de pastel)
8. Fazer três rolos
9. Depois colocar clara de ovo nas pontas para segurar e passar manteiga com a gema de ovo em cima
10. Levar ao forno até ficar dourado (como pão doce), em média 40 minutos em forno alto
BOLO DIA DE REIS
INGREDIENTES:
200g de manteiga
200g de açúcar
200g de amêndoas em pó
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folheada de 3ml de espessura
Fôrma de 22cm de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos para pincelar a massa
MODO DE PREPARO:
Bata em batedeira a manteiga com o açúcar e as amêndoas. Depois que a mistura clarear e crescer, junte aos poucos os quatro ovos, um de cada vez, sem parar de bater. Incorpore por último a farinha e bata mais um minuto, só para misturar. Reserve na geladeira.
Montagem:
Coloque um disco de massa folheada na fôrma e espalhe por cima o creme. Coloque uma e cubra com o segundo disco de massa folheada. Pincele com ovo batido. Asse em forno pré-aquecido a 200°C, durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Rendimento : 10 porções
-------------------X------------------
SIMPATIAS
SIMPATIA DAS ROMÃS
1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro.
Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.
As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. É infalível. Você pode não ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.
SIMPATIA DAS MAÇÃS
Antes da meia-noite, sirva sobre uma toalha branca nova quatro pratos com maçãs uma para você e uma para cada rei mago. Coma a sua.
No dia seguinte, dê uma nota (de qualquer valor) e uma das maçãs dos reis a uma criança e outra nota e as duas maçãs restantes a um mendigo.
Deposite uma terceira nota na caixa de esmolas de uma igreja e guarde uma outra até o final do ano e depois jogue-a fora. A partir de 6 de janeiro, Dia de Reis, acontecerão mudanças em sua vida.
Fonte: Reflexoões, santos e suas histórias de vida
blog cifra Club - A festa dos santos Reis
internet
-------------------------------------------------------------------------------------