REENCARNAÇÃO-
SÓCRATES, O FILÓZOFO GREGO QUE PRICIPIOU A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO. ELE AFIRMAVA QUE AS ALMAS DEPOIS DA PASSAGEM PELO HADES (PURGATÓRIO) MUNDO DOS MORTOS. ERAM LEVADASAO UNIVERSO DO SERES VIVOS, E TERIAM VÁRIASEXISTÊNCIAS, POR UM TEMPO MAIS, OU MENOS LONGO. ELE PASSOU SEUS PENSAMENTOS VERBALMENTE, NÃO DEIXOU ESCRITOS.
SÓCRATES SEUS IDEAIS FORAM PASSADOS POR SEU DISCÍPULO PLATÃO
SOCRATES-469 aC -399 aC- "... a DIVINDADE CRIOU A ALMA ANTES DO CORPO..."
PLATÃO- 428 OU 427 aC - 348 OU 347 aC- "... O CORPO É O CÁRCERE DA ALMA"
REENCARNAÇÃO
FONTE: Postado por GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC
Na verdade, em várias passagens bíblicas há claras referências da REENCARNAÇÃO.
Um exemplo está em Mateus, 16:13 a 14, onde Jesus perguntou aos discípulos:
"QUE ANDAM DIZENDO DE MIM?"
E eles responderam:
"UNS DIZEM QUE O SENHOR É JOÃO BATISTA, OUTROS DIZEM QUE É JEREMIAS, ELIAS OU UM DOS PROFETAS."
ELIAS
Neste trecho, podemos observar que os judeus acreditavam na reencarnação, mas com o nome de ressurreição. Eles acreditavam que Jesus poderia ser a reencarnação de João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas.
Outro exemplo está em Mateus 17:10: "
OS DISCÍPULOS DE JESUS LHE PERGUNTARAM: O QUE QUEREM DIZER OS DOUTORES DA LEI, QUANDO FALAM QUE ELIAS DEVE VIR?
JOÃO BETISTA
JESUS LHES EXPLICOU :
"CERTAMENTE ELIAS VIRÁ PRIMEIRO, E RESTAURARÁ TODAS AS COISAS. MAS DIGO-VOS QUE ELIAS JÁ VEIO, E NÃO O CONHECERAM, MAS FIZERAM-LHE TUDO O QUE QUISERAM."
Comenta Mateus em 17:1
"ENTÃO OS DISCÍPULOS COMPREENDERAM QUE JESUS LHES FALARA A RESPEITO DE JOÃO BATISTA."
Nesta passagem, Jesus deixa claro que Elias, que muitos esperavam a volta, já veio, ou seja, já REENCARNOU, e já haviam feito com ele o que quiseram.
Então, os discípulos entenderam que JOÃO BATISTA ERA A REENCARNAÇÃO DE ELIAS.
O CARMA- TEODORA E JUSTINIANO- II CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA- ANO DE 553
Dizem que a doutrina do Carma e do Renascimento era aceita pela Igreja Cristã. Mas que a história mudou no II Concílio de Constantinopla no ano de 553.
Teodora a esposa do imperador Justiniano, por ter sido ela uma prostituta, suas ex-colegas se sentiam orgulhosas e decantavam tal honra.
Mas esse fato revoltava Teodora, por isso mandou matar todas as quinhentas prostitutas de Constantinopla.
Os cristãos da época passaram a chamá-la de assassina e a dizer que deveria ser assassinada, quinhentas vezes, em vidas futuras.
Este seria seu carma por ter mandado assassinar suas ex-colegas.
A partir daí, Teodora, passou a odiar a doutrina da Reencarnação e como mandava e desmandava em meio mundo através do seu marido, resolveu partir para a perseguição sem tréguas contra essa doutrina e contra o seu maior defensor entre os cristãos – ORIGENES –
Cuja fama de sábio era motivo de orgulho dos seguidores do Cristianismo, apesar dele ter vivido quase 3 séculos antes.
Justiniano e Teodora partiram para desestruturar a ideia da preexistência do espírito, com o que estariam, automaticamente, desestruturando a da Reencarnação.
Então, Justiniano publicou um édito, em que expunha e condenava as principais ideias de Orígenes, sendo uma delas a da preexistência.
JUSTINIANO E TEODORA
REENCARNAÇÃO E OS ESPÍRITAS
Não sabemos se esta história é verdadeira. Mas apesar de ser bastante interessante nós espíritas não nos apegamos a ela para acreditarmos na reencarnação.
Não nos importamos se está ou não na Bíblia. Nós nos baseamos em provas científicas e não temos o intuito de provar, debater, discutir e muito menos impor nossa convicção a ninguém.
Para nós espíritas, a doutrina da Reencarnação é altamente consoladora porque nos faz compreender que Deus é bom, justo e misericordioso.
Ela mostra a necessidade de vivenciarmos os ensinamentos do Cristo porque, as dores e aflições ou alegrias e felicidades, são consequências de nossas ações, nesta ou em vidas anteriores.
EXEMPLOS: o alcoólatra tenderá a ressurgir na carne com graves disfunções no aparelho digestivo; o fumante tenderá a ter problemas de pulmão como asma, bronquite, câncer, etc.; o suicida, dependendo do tipo de morte escolhido, renascerá com determinadas deficiências, por exemplo:
Se der um tiro no peito, terá problemas relacionados ao órgão lesado como coração e pulmões;
Tiro na cabeça poderá renascer com problemas mentais;
Se ingerir veneno poderá renascer com lábio leporino;
Se incendiar o próprio corpo sofrerá graves problemas de pele, etc.
Os que lesam o próximo também ressarcirão.
Por exemplo: o violento poderá ressurgir paralítico;
O maledicente terá dificuldades com a voz;
Os que usam a inteligência para o mal, poderão renascer com lesões cerebrais, etc.
Mas, todo Bem, toda Caridade que estendermos ao próximo poderá diminuir nossos débitos.
Exemplo: muitas mulheres estéreis, por ter abortado em vida anterior, reverteram o carma ao adotar uma criança.
Então, acreditar na reencarnação nos força observar melhor as leis divinas, porque saberemos que O PLANTIO É LIVRE, MAS A COLHEITA OBRIGATÓRIA.
Então perguntemos:
“POR QUE NÃO ACREDITAR NA REENCARNAÇÃO”?
Alguém dirá, sem maiores argumentos: “PORQUE ELA NÃO ESTÁ NA BÍBLIA.”
Então diremos: “ALÉM DE ESTAR, DEVEMOS LEMBRAR QUE O RÁDIO, A TV, O COMPUTADOR, ETC., TAMBÉM NÃO ESTÃO NA BÍBLIA, NEM POR ISSO DEIXAM DE EXISTIR”.
. NÃO É PELO FATO DE ALGUMAS PESSOAS NÃO CREREM EM DEUS QUE ELE DEIXARÁ DE EXISTIR.
. ASSIM É A REENCARNAÇÃO, ELA EXISTE, CREIAM NELA OU NÃO.” "Ouça quem tem ouvidos de ouvir, veja quem tem olhos de ver.” – esclareceu Jesus.
Postado por GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC
terça-feira, 14 de junho de 2011
UM CASO DE REENCARNAÇÃO - Gerson Simões Monteiro
A reencarnação não é uma invenção do Espiritismo, porque todos os Espíritos criados por Deus reencarnam em diversos corpos do sexo masculino ou feminino, e em diversos mundos habitados, até atingirem a perfeição espiritual.
Entre os judeus, a crença da reencarnação era geral. Textos do Velho e do Novo Testamento aludem à reencarnação com o nome de ressurreição.
A reencarnação, segundo a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, é a volta do espírito a um novo corpo que nada tem a ver com o anterior.
A alma que não se depurou em uma única vida recebe a prova de uma nova existência, durante a qual dá mais um passo na senda do progresso.
É por essa razão que passamos por muitas existências até chegarmos à perfeição, a mesma alcançada por Jesus.
O parapsicólogo indiano Hamendra Banerjee pesquisou mais de 1.200 casos de pessoas que tinham nítidas lembranças do que foram em vidas anteriores, ou seja, desde o local onde tinham vivido no passado até nomes de parentes, apelidos e fatos acontecidos com elas.
Esses dados foram checados por Banerjee comprovando a reencarnação.
Um fato observado pelo professor Banerjee, na época diretor de pesquisas do Instituto Indiano de Parapsicologia, trata da reencarnação em sexos opostos.
BANERJEE
****"Dr. Hemendra Nath BANERJEE (1929-1985): Médico, parapsicólogo, psiquiatra indiano e diretor do Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan/Índia pesquisou mais de 3 mil casos sugestivos de reencarnação na Índia e outros países orientais. Teve lançado no Brasil o livro "Vida Futura e Pretérita - Um impressionante estudo sobre reencarnação" (1979 - Ed. Nórdica), onde relata sua experiência de 25 anos neste campo de pesquisa."
Gnana, com três anos de idade, afirmava ter sido o menino Tiillekeratne, que morrera aos 11 anos. Quando levada a casa em que morara na outra vida, a menina ficou muito contente ao reconhecer a irmã e manifestou aversão ao irmão, com quem brigara pouco antes de morrer.
Outro caso pesquisado foi o de Nejati, que dizia ser a reencarnação de Nagib Budak, que morreu assassinado com uma punhalada na cabeça.
O menino Nejati nasceu com a marca do ferimento da punhalada da encarnação anterior, além de também reconhecer casas e parentes da sua vida passada.
Esta e outras histórias de reencarnação estão no livro: Reencarnação - É possível provar
Postado por GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC
DIFERENÇA ENTRE REENCARNAÇÃO E RESSURREIÇÃO
Reencarnação é uma palavra criada por Allan Kardec que significa a volta do espírito “NA” carne, “NUMA NOVA CARNE”.
E ressurreição significa “RESSURGIR”. Muitos entendem a ressurreição como o ressurgimento do espírito na carne, mas “NA MESMA CARNE”, ou seja, no mesmo corpo que morreu.
Mas, como pode um espírito ressuscitar (ressurgir), por exemplo, num corpo carbonizado, ou que foi comido pelos peixes, etc.?
Então, reencarnação significa o retorno do espírito em um novo corpo carnal; e ressurreição significa o retorno do espírito no mesmo corpo carnal, o que cientificamente é impossível.
As aparições de desencarnados (mortos) acontecem graças ao corpo espiritual, também conhecido como perispírito ou corpo astral, já que o corpo material está morto.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jesus quando este se materializou ante os discípulos (Mc 16:4/18; Lc 24:36/49 e Jo 20:19/23).
As portas da casa onde os apóstolos encontravam-se estavam trancadas, porque eles tinham medo da perseguição dos judeus.
E estavam eles ainda falando dessas coisas, quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz seja convosco!”
Como teria Jesus entrado, se as portas estavam trancadas?
Sendo fluídico o corpo com o qual ressurgira, não encontrou nenhum obstáculo nas paredes ou portas trancadas.
Se Kardec não houvesse criado a palavra REENCARNAÇÃO, nós espíritas poderíamos usar a palavra RESSURREIÇÃO para dizer que RESSUSCITAREMOS, ou seja, RESSURGIREMOS em UM NOVO CORPO CARNAL, o sentido seria o mesmo que damos ao significado da palavra REENCARNAÇÃO.
Algumas religiões cristãs anunciam a ressurreição dos mortos e o retorno de Jesus para separar o "joio" do "trigo", os "bodes" das "ovelhas", os bons dos maus, transformando a Terra em paraíso pelos "eleitos".
Parece filme de horror imaginar corpos decompostos reorganizando-se, reestruturando células e órgãos, com o aproveitamento de átomos que se dispersaram e que, no desdobrar do tempo, formaram incontáveis organismos nos reinos vegetais e animais.
Ainda que isso ocorresse, por mágica divina, haveria uma multidão tão grande de ressuscitados que, literalmente, ocuparia todos os espaços, tornando impossível a vida na Terra, já que o homem surgiu há pelo menos um milhão de anos.
Essas fantasias, extremamente ingênuas à luz do conhecimento atual, nasceram de interpretações equivocadas, por má fé ou descuido, de textos evangélicos.
O "juízo final" é incompatível com a Justiça, pois nenhum crime, por mais tenebroso, nenhum comportamento, por mais vicioso, nenhuma existência, por mais comprometida com o mal, justifica uma destinação definitiva, um sofrimento sem fim.
Não há crime que justifique um castigo eterno. Toda sentença deve ser compatível com as necessidades evolutivas de cada um.
Reencarnação não é punição é oportunidade de repararmos os erros que cometemos.
Deus é misericordioso, bondoso e justo, ele não castiga ninguém.
Ele nos mandou as leis que devemos seguir, através de Jesus.
Se nós não seguirmos direitinho estas leis, teremos que nascer de novo, quantas vezes for necessário, para que aprendamos a segui-las.
"Se nossa esperança em Cristo se limita a essa vida somos os mais infelizes de todos os homens." - Coríntios 15:19
Postado por GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC
A MISERICORDIA DE DEUS
Um dia, Deus pensou:
“Como posso ajudar aos meus filhos se eles tiveram uma VIDA cheia de pecados, maldades, orgulho e traições, e que agora vivem no PURGATÓRIO entre angustias, lágrimas e desespero?”
***(Purgatório: É o tempo da expiação. Tempo onde carregamos as cruzes confeccionadas por nós ao transgredirmos as leis divinas.)
SEUS OLHOS ENCHERAM-SE DE LÁGRIMAS, pois tinha lhes dado tudo que precisavam para serem felizes na Terra! Seu coração de pai sofria por seus filhos amados.
Em sua infinita bondade, resolveu dar-lhes uma chance de se redimirem.
Chamou sua legião de anjos e diante deles falou à aquelas almas sofredoras:
“
"- Filhos, dei-vos a vida para que vivessem uma vida plena com fartura e alegria, mas vejo que vos deixaram levar pelo EGOISMO, A VAIDADE, A INVEJA, a COBIÇA e a MALDADE.
DEI-VOS O PODER DO BEM E DO MAL e o livre arbítrio de escolher o caminho a seguir.
Hoje vejo com tristeza vosso sofrimento que vos tortura como labaredas de um fogo que arde dia e noite torturando vossas mentes e não vos dando paz.
Por isso dou-vos uma nova chance de vos redimirem, resgatando vossas faltas numa nova vida terrestre,
Aqueles que assim o quiserem descerão a terra revestidos de um novo corpo.
De nada se lembrarão de vossas vidas passadas.
Aqueles que humilharam serão humilhados, os que fizeram sofrer sofrerão, os que tiveram preconceitos sofrerão o preconceito, e assim por diante...
Que vossos lábios não reclamem pelas provas que vos mesmos ireis escolher.
Mas não vos deixarei desamparados em vossa caminhada.
Mandarei meus anjos para guarda-los, rege-los, protege-los e ilumina-los, mas só a vos caberá a decisão de levar a termo vossa missão de resgate, com fé, amor, humildade e caridade.
Também enviarei ESPIRITOS DO BEM, ENCARNADOS OU NÃO, dispostos a vos aconselhar e amparar nos momentos mais difíceis.
Porem se ao verem vossa teimosia em não aceitarem seus conselhos, se afastarão e se dedicarão aqueles que realmente quiserem ser ajudados.
Não espereis gratidão pelo bem que façais aos vossos semelhantes, pois a verdadeira recompensa EU vos darei.
Não julgueis para não serem julgados, pensai que os defeitos e qualidades que puseres em teus semelhantes, na verdade são os defeitos e qualidades que tiverdes dentro de vós.
Em meu livro sagrado estarei anotando tudo que fizeres e na minha balança da justiça eu vos darei o que mereceres.
NUNCA ESQUEÇAIS POREM, QUE CADA UM DE VÓS É QUE VAI ESCOLHER O LUGAR, A CONDIÇÃO E A FAMÍLA MATERIAL QUE QUIZERES ENCARNAR.
“EM TEMPO ENCONTAREIS VOSSA FAMÍLIA ESPIRITUAL QUE PARA VOS PARECERÁ DE PESSOAS DESCONHECIDAS, MAS DEPENDENDO DA VOSSA VONTADE DE EVOLUIR ESTARÁ A VOSSO LADO PARA VOS AJUDAR”
Dizendo isso Deus abençoou aquelas almas esperando que todos cumprissem suas missões até que pudessem sentar-se a seu lado. MELINDA