59-YEMANJÁ-SIMPATIAS- OFERENDAS

59- YEMANJÁ- MÃE D'ÁGUA, RAINHA DAS ONDAS. SEREIA DO MAR...

 

MITOLOGIA

YEMANJA NA MITOLOGIA YORUBA

 

 

Filha de Olokun, que é  o dono do mar.

Ambos de origem Egbá

Saudação : Odó (rio) iyà(“mãe)

Essa saudação é do povo Egbá pela sua ligação com Olokun, seu pai.

É cultuada no rio ògùn em Abeukutá

 

OLOKUN :

orixá masculino no Benim e feminino em Ifé.

 

 

 

               

YEMANJÁ SEGUNDO PIERRE VERGER

 

Pierre Verger, no livro Dieux d'Afrique3 , registrou:

“Iemanjá é o orixá das águas doces e salgadas dos Egbá, uma nação yoruba estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemoja4”.

As guerras entre nações yorubas levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX.

Não lhes foi possível levar o rio, mas transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade.

O rio Ògùn5 , que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá.

 

Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún (Ogum), o orixá do ferro e dos ferreiros."

 

YEMANJÁ

 

Um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá ”Yèyé omo ejá” ;

“Mãe cujos filhos são peixes” e que ela protege,

É comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.

 

Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, ela rainha das águas e mares.

 

Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade.

É protetora dos pescadores e jangadeiros.

 

Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas.

 

É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.

 

Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.

 

Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares.

É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.

 

Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos.

As duas orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá).

 Cada uma domina a maternidade num momento diferente.       PROTETORA DE JANGADEIROS E PESCADORES

A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família.

 

Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

Fonte: Raízes espirituais

 

CURIOSIDADES

 

O termo sagrado Yemanjá primitivamente era “YemanyArth”, sendo posteriormente fonetizado como Yemanjá.

Recentemente, outros povos, inclusive os africanos ocidentais, fonetizaram este termo sagrado como YEOMOEJÁ, que no Brasil, trouxemos para Yemonja ou Yemoja.

 

No rito Jeje é Abe, representada pela Estrela Guia;

no rito Angola é Dandalunda ou Quissimbe.

Podemos dizer muitas coisas a respeito deste Orixá, mas tudo se resumiria em dizer: Orixá Mãe!.

 

Yemanjá é conhecidíssima, respeitada e amada. É reverenciada por outros nomes tais como:

         Mãe d'AGUA

                         Sereia,

           Princesa do Mar,

                         Marbô,

          Inaê,

                         Mucunã,

         Rainha do Mar,

                         Rainha das Águas,

         entre tantos outros. 

SEU AXÉ

Seu AXÉ é assentado sobre pedras marinhas e conchas, guardadas em alguidar enfeitados com ileke (colares) e lenços de suas cores.

Podem ainda ser colocadas numa porcelana azul.

 Sete são as pedras que servem de base ao assentamento de Yemanjá.

 Cada pedra é um “fundamento”, a morada de um Orixá, e é acompanhada por outras em número correspondente à marca ou cifra que simboliza a divindade.

 

AS “FERRAMENTAS” DE YEMANJA

 

São elaborados em prata, aço, latão ou chumbo, e são os seguintes: SOL (oru),

LUA CHEIA (ochú),

UMA ÂNCORA (dakoduro),

UM SALVA-VIDAS (yika),

 UMA CANOA (okokeré) OU UM BARCO (oko),

SETE RAMOS (alami),

SETE AROS DE PRATA (bopa),

UMA CHAVE (chileku) e

UMA ESTRELA (irawo).

 

 ADORNOS EMBLEMÁTICOS DESTA DEUSA

 Miniaturas de: Patos, peixes, redes, estrelas, cavalos marinhos, conchas, e tudo quanto as entranhas do mar criam.

 

Do seu ENXOVAL constam “marugas – acherá ou chaichá (espécie de maracá), sinetas (agogô), lenços, leques (são redondos e bordados com búzios e contas) e iruquerés (tipo espanta-moscas, conhecidos como “rabos”) enfeitados com contas azuis e brancas.

 

OFERENDAS: MANJAR BRANCO       CANGICA

                 

A Ela fazem-se oferendas de carneiro, pato e pratos preparados à base de milho branco, azeite, sal e cebola.

 

DIA DA SEMANA

 

O sábado é o dia da semana que lhe é consagrado, juntamente com outras divindades femininas. Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparentes e vestem-se, de preferência, de azul-claro e branco.

 

OS SETE CAMINHOS

 

Diz-se na Bahia que há sete Yemanjás, mas em Cuba, Lydia Cabrera, dá sete nomes igualmente, especificando bem que apenas uma Iemanjá existe, à qual se chega por sete caminhos –

“não existe mais do que uma única Yemanjá, uma só, com sete caminhos” – avantares.

 

São sete as “qualidades” (caminhos) de Yemanjá:

 

1.  AWOYÓ:

 

2. Yemanjá OKETÉ (OGUTÉ, OKUTÍ ou KUBINI)

É a guardiã de Olokum. A do azul pálido (claro), está nos arrecifes da costa (porteira de Olokum). Encontra-se tanto no mar, no rio, na laguna, quanto na mata. Yemanjá, nesta qualidade, é mulher do deus da guerra e dos ferros, OGUM. Come (recebe sacrifícios) em sua companhia e os aceita tanto no mar quanto no matagal. Quando guerreia leva pendentes da cintura o facão e as demais ferramentas de Ogum. Ela trabalha muito, é severa, rancorosa e violenta. É uma temível amazona.

 

3. Yemanjá MAYALEO ou MAYELEWO:

Mora nos bosques, em um pequeno poço ou manancial, que sua presença torna inesgotável. Nesse caminho, assemelha-se à sua irmã Oxum Ikolé, porque é feiticeira. Tem estreitas ligações com Ogum. Tímida e reservada, incomoda-se quando se toca o rosto de sua iaô e retira-se da festa.

 

4. Yemanjá AYABÁ ou ACHABÁ

Nesta qualidade, Yemanjá é perigosíssima, sábia e muito voluntariosa. Usa no tornozelo uma corrente de prata. Seu olhar é irresistível e seu ar é altaneiro. Foi mulher de Orunmilá, e Ifá sempre acata sua palavra. Para ouvir seus fiéis costuma ficar de costas. Suas amarrações jamais podem ser desatadas.

 

5. Yemanjá KONLÉ ou KONLÁ:

A da espuma. Está na ressaca da maré; enreda e envolta em um mato de algas e limo. Por ser navegante, vive nas hélices dos barcos.

 

6. Yemanjá AKUARA:

A das duas águas – Yemanjá na confluência de um rio. Ali encontra-se com sua irmã Oxum. Mora na água doce, gosta de dançar, é alegre e muito correta; Não pratica malefícios. Cuida dos doentes, prepara remédios, amarra abicus.

 

7. Yemanjá ASESU:                                                                                                                             ASESSU

É a mensageira de Olokum, a da água turva, suja. Muito séria e trabalhadora.; vai no esgoto, nas latrinas e cloacas. Recebe suas oferendas na companhia dos mortos. É muito lenta em atender seus fiéis, pois conta meticulosamente as penas do pato a ela sacrificado, e caso se engane na conta, começa de novo e essa operação se prolonga indefinidamente.

 

 

YEMANJÁ NA UMBANDA

 

Iemanjá: é o alento da criação, a energia geradora, manifesta-se nas águas salgadas, (no mar, conhecido também como calunga grande).

Rege também todas as substâncias que se encontram no fundo dos mares.

 Comparada  com os outros orixás africanos, o orixá feminino iorubá iemanjá é uma figura extremamente simples.

Ela é próxima da paz e da ausência de conflitos, em oposição ao mundo colorido, rico e até mesmo selvagem dos outros orixás, pois representa uma figura em muitos termos passiva: é a mulher que assume sua condição de dona-de-casa, de administradora do lar, de mãe e mulher em período integral.

 

Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa, pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de iniciados e simpatizantes.

 Seu caráter é de tolerância, aceitação e carinho.

É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: às águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada. 

 

É  a mãe de todos os orixás de origem iorubá, sendo nanã burukê a mãe dos orixás daomedanos.

 

Tanto iemanjá como oxum tem a função de cuidar da maternidade , mas cada uma domina a maternidade num momento diferente.

 

Oxum é a mãe no sentido da fecundação, gestação e criação do bebê, é guardiã da pequena criança até que ela comece a mostrar sinais de independência.

 

Iemanjá, por sua vez, é mãe daí por diante, recebe a função da maternidade não no sentido de gestação, mas de educação. É a mãe de criação.

 

Iemanjá não é a mãe que oferece o peito para o bebê mamar; ao contrário, é a mãe do jovem e do adulto, a figura materna que acompanha um ser humano por toda a sua vida.

É a responsável pela socialização, pelo aprendizado das regras de comportamento, do encaminhamento do processo de assimilação do próprio destino.

 Mesmo a pessoa sendo filho de outros orixás, Yemanjá esta sempre por perto para auxiliar na criação.

Senhora dos lares, que traz a paz e a harmonia para todas as famílias; divindade das águas salgadas, dos mares e oceanos; orixá que gera o movimento das águas; deusa da pérola, odoyá iemanjá.

 

 

COR A SER MENTALIZADA

 

Cor a ser mentalizada: azul da cor do mar

 

O que mentalizar: o mar, as ondas do mar, o balanço do mar ...

 

ELEMENTO

Água

 

Cânticos:  são entrecortados, ondulados, como as ondas do mar... Suaves e enaltecem o mar...

 

GUIAS:  

As guias de iemanjá são nas cores: branca transparente ou azul bem clarinhas de cristal.  

 

Características de seus filhos: super protegem a todos que os cercam, formosura, franqueza, alegria, desconfiança, gostam de luxo, tecidos vistosos, jóias, um pouco chantagistas emocionais, não gostam de viver sozinhos, não gostam de empregos competitivos que pareçam uma batalha, mentem com uma certa facilidade e não jogam na vida muito "aberto" (suas coisas são envoltas num certo "que misterioso") orgulhosas, choronas, muito sensíveis ...

 

NO CALENDÁRIO OFICIAL DA UMBANDA

Dia que se comemora iemanjá:  15 de agosto.

 

DIA DA SEMANA

 sábado

 

A SAÚDE DE SEUS FILHOS

 

A saúde e os filhos de Yemanjá: problemas de rins, ovários, fraqueza uterina - (nas partes baixas) tanto dos homens quanto das mulheres.

 Deficiência circulatória.

 

Nos homens muitos problemas de estômago.

 

PEDIDOS

 

O que pedir a este orixá : harmonia no lar, entre casais, entre amigos e enamorados; para fertilidade, riqueza, êxito nos negócios, e  harmonia.

Saúde física, mental e espiritual

 

FLORES  -   ANGELICA

 

Flores: palma branca, rosas brancas, copo de leite, flores brancas em geral, flor de laranjeira, angélica, hortência branca, ( pega também as flores de nanã e oxum )

 

FRUTAS

 

Graviola, pêssego, melão, melancia, tâmara, pêra, maçã, uva de todas as espécies.

 

 

ERVAS

 

Ervas: alfavaquinha, cana do brejo, poejo, rama de leite, jarrinha, erva de santa luzia, lágrima de nossa senhora ( contas e folhas ), manjericão, alfazema, jasmim, mangerona, malva branca.

 

BEBIDAS 

Bebidas: champanhe, água do mar e sumo de suas próprias ervas

 

MINERAL

Prata.

  

SAUDAÇÃO

"odoyá! Odoyá iemanjá!" 

 

Odo = rio

Ya = mãe

 Salve a mãe do rio, ou ainda

 

Odofeiaba:

 Corruptela de odo = rio

 Fê = amada;

 Eabá = iyààgba = senhora = amada senhora do rio. É uma energia feminina

 

A Linha de Yemanjá, também chamada de linha do POVO DO MAR ou POVO D'ÁGUA, se apresentam na Umbanda na forma de caboclas;

 Gostam de trabalhar com água do mar ou água com sal grosso, Perfumes e espelhos (elementos que também servem para uma oferenda para as entidades no nível de protetoras e não no nível de guias e orixás).

Fazem uso da mecânica de incorporação emitindo sons que são verdadeiros mantras que são confundidos por lamentos devido a associação do canto das sereias.

 

Nada impede que médiuns homens trabalhem com essas entidades pois todos tem o equilíbrio dentro de si.

 

 

CABOCLAS DE YEMANJÁ

 

O Orixá Ancestral é representado no planeta Terra (no plano físico e astral) pelos 7 “Orixás Menores”.

 Na Vibração de Iemanjá são: Cabocla YARA;

Cabocla ESTRELA DO MAR;

 Cabocla DO MAR;

Cabocla INDAYÁ;

Cabocla INHASSÃ;

Cabocla NANÃ-BURUCUN;

Cabocla OXUM.

 

Abaixo dessas Entidades, temos os GUIAS de Yemanjá:

 Caboclo DO MAR;

Cabocla CINDA;

 Cabocla 7 LUAS;

Cabocla JUÇANÃ; Cabocla JANDIRA e outros.

 

 

Ainda dentro da Hierarquia Sagrada, logo abaixo, temos os PROTETORES.

 Dentre eles citarei:

Cabocla LUA NOVA;

 Cabocla ROSA BRANCA;

Cabocla DA PRAIA;

Cabocla JACY;

Cabocla DA CONCHA DOURADA;

Caboclo 7 CONCHAS e outros.

 

Iá nlá, Iyá Oyibó, Iyá erú, Iyá, mi lánu...

http://www.umbandavirtual.byhost.com.br - Pesquisa realizada por Pai Antonio D'Ogum

 

Site: Casa branca de oxalá. Templo umbandista cristão

Fontes:

O arcano dos sete orixás – (OMBHANDHUM) de Rivas Neto

Yemanjá e Oxum de Lydia Cabrera

UUCAB - União Umbandista dos Cultos Afro Brasileiro

 Folha Umbandista e Revista dos Orixás.

 

SINCRETISMO:  NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

 

 

QUALIDADES OU CAMINHOS DO ORIXÁ YEMANJÁ

 

São 16 as qualidades ou Caminhos do Orixa Yemanjá, Iemanjá, Yiemanjá, e por possuírem características tão próprias, há quem chegue a considerar que se trata de orixás individuais (independentes) das outras qualidades.

Aqui, no entanto, e por não haver consenso quanto a esta questão, e muito estudo e pesquisa ser ainda necessário, vamos encarar como qualidades de um único orixá, tal como fazemos com todos os outros.

 

Yemanjá Asdgba ou Soba: É a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Exu, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal. Comanda as caçadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nanã. Veste branco.

 

Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nanã.

 

Yemanjá Ataramaba: Nessa forma ela está no colo de seu pai Olokun.

 

Yemanjá Ataramogba ou Iyáku: Vive na espuma da ressaca da maré.

 

Yemanjá Ayio: Muito velha. Veste sete anáguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nanã.

 

Yemanjá Iya Masemale ou Iamasse: É a mãe de Xangô e quem cuidou de Oxumarê. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xangô. As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul.

 

Yemanjá Iyemoyo, Awoyó; Yemuo; Yá Ori ou Iemowo: É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, o seu fundamento está no ori, representa a vida, pode curar doenças da cabeça. Veste branco e cristal.

 

Yemanjá Konla: O seu mito conta que ela afoga os pescadores.

 

Yemanjá Maleleo ou Maiyelewo: Esta Yemanjá vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes oceânicas.

 

Yemanjá Odo: Tem aproximação com Oxum, e vive na água doce sendo muito feminina e vaidosa.

 

Yemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O seu nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras. Traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco.

 

Yemanjá Olossá ou Bosá: Come com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado.

 

Yemanjá Oyo: Benéfica, muito feminina, saudada na cerimónia do Padê, veste de branco, rosa e azul claro.

 

Yemanjá Saba: Fiadeira de algodão, foi esposa de Orunmilá.

 

Yemanjá Sessu, Sesu, Yasessu ou Susure: Ligada à gestação. Voluntariosa e respeitável, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas águas sujas do mar e é muito esquecida e lenta. Come com Obaluaiyê e Ogum. Além do próprio assentamento, tem que se assentar Oxum e Obaluaiyê. Veste branco, verde água e suas contas branco cristal.

 

Yemanjá Yinaé ou Malelé: Aquela que os filhos sempre serão peixes. Também conhecida como Marabô, mora nas águas mais profundas. É a sereia, ligada à reprodução dos peixes; vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas; está ligada a OXALÁ E EXÚ

 

Yemanjá rege a inteligência humana por isso tem o título de Iyá Orí.

 

 

CARACTERISTICAS DOS FILHOS DE YEMANJÁ

 

Os filhos de YEMANJÁ são quase sempre sensíveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade.

 

 São metódicos e sentem fascinação por tudo que seja oculto.

 

Via de regra são de estatura forte, são amáveis, porém vingativos.

 

Tem Tendência a mais de um casamento.

 

Propensos a obesidade, câncer de mama, problemas de coluna etc.

 

Seus filhos sentem-se donos da verdade, passam a aparência de calmos, polidos, meigos, humildes, mas no fundo são muito arrogantes, e você não sabe o que na realidade estão pensando.

 

Calmos, sérios, cheios de aparente dignidade, sensual, fascinantes.

 

 A FILHA DE YAMANJÁ

 

Esposa e mãe fiel, eficiente, enérgica, mas ciumenta, possessivas, são muito mais mãe do que esposa, bastante independente em relação aos homens, maridos, amantes, ou pai.

 

Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam á educação de crianças que podem até nem ser delas do que dando a luz inúmeros rebentos.

 

Fechadas, tranquilas, doces, pacientes, prestativos, mas quando se enfurecem...

 São sinceras.

 

Parecem estar sempre julgando, dão a impressão de falar só por boas maneiras, por obrigação.

 Não gostam de anarquias, brigas. 

 

É aquela pessoa que transmite bondade, confiança, uma grande conselheira.

 

As filhas de Iemanjá são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, maternal, do tipo mãezona, criando até os filhos de outros .

 

São possessivas e muito ciumentas.

 

São pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus.

 

São pessoas fortes, rigorosas e decididas.

 

Gostam de viver em ambientes confortáveis com certo luxo e requinte.

 

São incapazes de guardar um segredo e as vezes fazem uso de chantagens emocionais e afetivas.

 

São pessoas que dão grande importância aos seus filhos, mantendo com eles os conceitos de respeito e hierarquia sempre muito claros.

 

O FILHO DE YEMANJÁ

 

O homem filho de Yemanjá tem o mesmo temperamento, é o protetor, cuidando de seus tutelados com muito amor.

 

É calmo, tranquilo, discreto e de  muito bom gosto.

Veste-se com muito capricho.

 

Nas grandes famílias, há sempre um filho de Iemanjá, pronto a envolver-se com os problemas de todos, e gosta tanto disso que pode revelar-se um excelente psicólogo.

 

Fisicamente, os filhos de Iemanjá tendem à obesidade, ou a certa desarmonia no corpo.

 

A força e a determinação fazem parte de suas características básicas, assim como o sentido de amizade e de companheirismo.

 

 

LENDAS DE YEMANJÁ

 

YEMANJÁ JOGA BÚZIOS NA AUSENCIA DE ORUMILÁ

 

Iemanjá e Orunmilá eram casados.

Orunmilá era um grande adivinho, com seus dotes sabia interpretar os segredos dos búzios.

Certa vez Orunmilá viajou e demorou a voltar e Iemanjá viu-se sem dinheiro em casa.

 Então, usando o oráculo do marido ausente, passou a atender uma grande clientela e fez muito dinheiro.

No caminho de volta para casa, Orunmilá ficou sabendo que havia em sua aldeia uma mulher de grande sabedoria e poder de cura, que com a perfeição de um babalaô jogava búzios.

Ficou desconfiado, quando voltou, não se apresentou a Iemanjá, preferindo vigiar, escondido, o movimento em sua casa.

 

Não demorou a constatar que era mesmo a sua mulher a autora daqueles feitos, Orunmilá repreendeu duramente Iemanjá, ela disse que fez aquilo para não morrer de fome, mas o marido contrariado a levou perante Olofim-Olodumare.

 

Olofim reiterou que Orunmilá era e continuaria sendo o único dono do jogo oracular que permite a leitura do destino.

Ele era o legítimo conhecedor pleno das histórias que forma a ciência dos dezesseis odus.

Só o sábio Orunmilá pode ler a complexidade e as minúcias do destino, mas reconheceu que Iemanjá tinha um pendor para aquela arte, pois em pouco tempo angariara grande freguesia.

Deu a ela então autoridade para interpretar as situações mais simples, que não envolvessem o saber completo dos dezesseis odus, assim as mulheres ganharam uma atribuição antes totalmente masculina

Lenda tira do livroMitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi – 2001

 

IEMANJÁ CHOROU E FORMOU UM RIO QUE CORRE PARA O MAR 

Iemanjá teve muitos problemas com os filhos.

 Ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas.

Contra os conselhos da mãe, Oxóssi bebeu uma poção dada por Ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato.

Passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Iemanjá, irritada, expulsou-o.

Então Ogum a censurou por tratar mal o irmão.

Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.

Lenda tira do livro

Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi – 2001

                        OSSÃE                                                 OXOSSI                                           OGUM         OGUM 

 

OUTRA LENDA

 

Yemanjá, grande orixá das águas, era filha de Olokun, o senhor dos oceanos.

Era possuidora de um grande instinto maternal, que fez dela mãe de dez filhos.

Embora casada, não tinha grande apego por seu marido.

Às vezes, pensava em deixá-lo, mas ele era um homem muito importante e poderoso, e não permitiria tal desonra.

Yemanjá também pensava no bem-estar de seus filhos, não podendo deixá-los desamparados.

 Seu marido usava o poder com tirania, inclusive com sua família, tornando a vida dela insuportável. Ela não aguentava mais se submeter aos caprichos de um homem que ela desprezava.

 Ela procurou seu pai para aconselhar-se sobre a atitude que deveria tomar.

No fundo, ela já estava decidida a fugir, mas precisava de seu apoio.

Olokun não a recriminou, pois ela era uma soberana e, como tal, não poderia aceitar o jugo de ninguém.

Ele, então, deu à sua filha uma cabaça com encantamentos, para que ela usasse quando estivesse em perigo.

Yemanjá colocou seu plano em prática, fugindo com todos os seus filhos.

Quando ela já estava bem longe de sua aldeia, viu que estava sendo perseguida pelo exército de seu marido.

Pensou em enfrentá-los, mas eles eram muitos e seria uma luta desleal.

Yemanjá odeia os confrontos, pela destruição que causam, já que é um orixá propagador de vida.

Quando se sentiu acuada, resolveu abrir a cabaça e pedir socorro ao seu pai.

Do seu interior escoou um líquido escuro, que, ao tocar o chão, imediatamente formou um rio, que corria em direção ao oceano.

 

 Foi nessas águas que Yemanjá e seu povo encontraram um caminho para a liberdade.

Fonte: Umbanda SP

 

OFERENDAS

 

OFERENDAS-

***IMPORTANTE:

Antes de preparar uma oferenda para “QUALQUER” Orixá é importante lembrar que a pessoa deve estar com:

 O corpo limpo, antes e durante.

Usar roupas claras.

Não brigar

Não falar mal (responder) com ninguém.

Não falar alto

Não ter atitudes que possa ofender o Orixá.

Ter respeito, concentração e carinho.

 

OFERENDA 1.

 

7 VELAS BRANCA

7 VELAS AZUI

CHAMPAGN

MANJAR BRANC

7 ROSAS BRANCA

7 FITAS AZUIS ( 1 METRO CADA UMA

7 FITAS BRANCAS ( I METRO CADA UMA)

1 BILHETE COM NO MÁXIMA 3 PEDIDO 

LOCAL DE ENTREGA: NA AREIA DA PRAIA

 

http://youtu.be/XufS_73YNvohttp://youtu.be/XufS_73YNvo 

OFERENDA 2 

ARROZ COZIDO NA ÁGUA, SEM AÇÚCAR E DEPOIS DE PRONTO

REGADO COM MEL

AGUA MINERAL

1 VELA BRANCA

1 VELA AZUL

1 ROSA BRANCA

LOCAL DE ENTREGA, PODE SER EM CASA

 

OFERENDA 3

 

1 GARRAFA DE CHAMPAGNE OU ESPUMANTE

1 VELA AZUL

1 ROSA BRANC 

LOCA DE ENTREGA:

AREIA DA PRAIA. 

 Postado por CLAUDIA BAIBICH   

 

OFERENDA 4

 

ADIMU PARA YEMANJÁ

CANGICA COSIDA SO COM ÁGUA

DEPOIS DE COSIDA MISTURAR LEITE DE COCO

PONHA NUMA TIGÉLA DE LOUÇA BRANCA

REGUE COM MEL E ENFEITE COM UVAS VERDES (ITALIA)

 

SIMPATIAS NA FORÇA DE YEMANJÁ

SAÚDE E PROTEÇÃO

 

Simpatia para pedir saúde e proteção à Iemanjá

A simpatia para a saúde, invocando a proteção de Iemanjá, é bem simples.

Agrade Iemanjá com um vaso de flores.

Material necessário:

 Um vaso de flor

 Rosas brancas

 

No dia 02/02 , pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala.

Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.

Fazer a oração para Yemanjá.

Quando as rosas brancas murcharem, jogue-as no mar ou em área verde, de campo ou mata.

 

 

ORAÇÃO PARA YEMANJA

 

OH YEMANJÁ, SEREIA DO MAR

SEU CANTO É O DOCE ACALANTO DOS AFLITOS

MÃE DO MUNDO, TENDE PIEDADE DE NÓS.

BENDITAS SÃO AS BENÇÃOS DO TEU REINO.  

MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA SE ABREM PARA RECEBER AS TUAS BENÇÃOS 

MÃE QUE PROTEGE, QUE SSUSTENTA,

QUE LEVA EMBORA TODA A DOR MÃE DOS ORIXÁS.

MÃE QUE CUIDA E ZELA POR SEUS FILHOS

E OS FILHOS DE SEUS FILHOS.

YEMANJÁ, A TUA LUZ NORTEIA MEUS PENSAMENTOS

AS TUAS ÁGUAS LAVAM A MINHA CABEÇA

LEVANDO TODOS OS MALES

E PERTURBAÇÕES QUE ESTEJAM ATRAPALHANDO MINHA VIDA E MEUS CAMINHOS,

SEJAM  ELAS PROBLEMAS  DE SAÚDE, AMOROSA, FAMILIAR OU FINANCEIRA.

OBRIGADA DONA YEMANJÁ.

ODO YA

 

TRÊS RECEITAS PARA YEMANJÁ

 

MANJAR B

 

ingredientes:

•1 lata de leite condensado

•1 lata de leite de coco

•2 latas de leite de vaca

•3 colheres de sopa de maizena

•1 prato de louça branco ou azul claro

•1 quartinha de louça branca ou azul clara

•1 garrafa de champanhe branca

•7 Rosas brancas

 

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela.

 Forme um mingau firme. Despeje em uma forma de pudim e espere esfriar. Desenforme no prato.

 

 

EBÔYA

ingredientes:

•1/2 Kg de Canjica Branca

•1 Cebola

•250gr de Camarão Fresco

•Azeite de Oliva

•7 Rosas brancas

•1 tigela de louça branco ou azul claro

•1 quartinha de louça branca ou azul clara

•1 garrafa de champanhe branca

 

Cozinhe a canjica e retire do fogo em ponto de total cozimento, pois para essa receita a canjica deverá estar ao dente, porém inteira, sem se desmanchar.

 Rale a cebola e refogue no azeite sem deixar escurecer.

 Acrescente os camarões limpos e deixe-os corar até atingir um tom de cor avermelhado.

 Junte a canjica cozida (sem a água) a esse refogado de cebola e camarão; misture bem e estará pronto.

 Ofereça na tigela de louça.

 

PEIXE

Ingredientes:

•1 peixe de água salgada inteiro (você pode escolher)

•1 xícara ( de chá ) de azeite de oliva

•1 prato de louça branco ou azul claro

•1 quartinha de louça branca ou azul clara

•1 garrafa de champagne branca

•7 rosas brancas.

Unte o peixe e a bandeja com o azeite de oliva e leve ao forno (fogo médio) de 15 a 30 minutos (depende do peixe).

 Depois de assado, deixe esfriar, coloque-o no prato e enfeite com as rosas.

 Fonte: Pai Joaquim