PG 121- AS RELIGIÕES NO MUNDO-PARTE 3-UMBANDA

 

 

ORIGEM

   Zélio Fernandino de Morais (São Gonçalo, 10 de abril de 1891 — 3 de outubro de 1975) foi um médium brasileiro.

É CONSIDERADO O ANUNCIADOR DA UMBANDA 

  BIOGRAFIA]

Zélio nasceu em família tradicional de Neves, distrito de São Gonçalo. Em fins de 1908, então com dezessete anos de idade, Zélio preparava-se para o ingresso na carreira militar, na Marinha do Brasil, quando foi acometido por uma inexplicável paralisia, que os médicos não conseguiam debelar. Certo dia ergueu-se no leito, declarando "Amanhã estarei curado!".

 

No dia seguinte, de fato, levantou-se normalmente e voltou a caminhar, como se nada lhe houvesse acontecido: os médicos não souberam explicar o ocorrido.

Seus tios, padres da Igreja Católica, surpreendidos, também não souberam explicar o fenômeno.

Um amigo da família, então, sugeriu uma visita à Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro, então sediada em Niterói, presidida, na ocasião, por José de Souza.

 

Na ocasião, manifestou-se por intermédio de Zélio a entidade que se denominou Caboclo das Sete Encruzilhadas, que anunciou a fundação de uma nova religião no Brasil, a Umbanda.

Foi fundada, no dia seguinte, em virtude dessa manifestação, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.

 

A partir de 1918, por orientação da mesma entidade espiritual, Zélio viria a fundar mais sete tendas de Umbanda:

 

Tenda Nossa Senhora da Guia (c. 1918)

Tenda Nossa Senhora da Conceição

Tenda Santa Bárbara

Tenda São Pedro

Tenda Oxalá

Tenda São Jorge (1935)

Tenda São Jerônimo (após 1935)

Aos 55 anos, passou a direção da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade para as suas filhas Zélia de Moraes Lacerda e Zilméia de Moraes Cunha, já mortas. Feito isso, fundou a Cabana de Pai Antônio, em Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro.                             

 

 Orixás

       

Na Umbanda também se presta o culto aos Orixás, que de uma maneira muito simplificada são as qualidades de Deus individualizadas e manifestadas por meio dessas divindades.

Os Orixás cultuados na Umbanda não são os cultuados no Candomblé ou nas religiões africanas, partilhamos de nomes, humanizações e simbolismos dos considerados Deuses Orixás do panteão africano. Entretanto, para a Umbanda ,Ogum, Iansã, Oxóssi, Xangô…dentre outros são, cada um deles, um aspecto de Deus e não o Deus maior.

 

 

Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.

A  Umbanda é uma religião de liberdade e o dogma mais difícil a se seguir

Não faz parte do rito umbandista a crença em uma escritura sagrada. O sagrado para a Umbanda está na Criação. A natureza é o sagrado. Os animais, as pedras, as águas, as matas, o espaço, nós somos o sagrado.

   

A PRÁTICA UMBANDSTA  E SUAS REGRAS CLARAS E BÁSICAS 

  • Bom senso,
  • Respeito ao próximo,
  • Lucidez,
  • Zelo à saúde mental, emocional, espiritual e física de nós mesmos e ainda a vida plena pautada nos princípios do amor em todas nossas ações e conduta.

 

         A PALAVRA UMBANDA

A palavra Umbanda é um vocábulo sagrado da língua Abanheenga,

que era falada pelos integrantes do tronco Tupy.

 

Diferentemente do que alguns acreditam este termo não foi

trazido da África pelos escravos.

Na verdade, encontram-se registros de sua utilização apenas depois de 1934, entre os cultos de origem afro-ameríndia.

Antes disto, somente alguns radicais eram reconhecidos na Ásia e África, porém sem a conotação de um Sistema de Conhecimento baseado na apreensão sintética da Filosofia, da Ciência, da Arte e da Religião.

 

 O TERMO UMBANDA

O termo Umbanda, considerado a "Palavra Perdida" de Agartha.

Foi revelado por Espíritos integrantes da Confraria dos Espíritos Ancestrais.

Estes espíritos são Seres que há muito

não encarnam por terem atingido um alto grau de evolução,

mas dignam-se em baixar nos templos de Umbanda, para trazer

a Luz do Conhecimento, em nome de Oxalá - O Cristo Jesus.

Utilizam-se da mediunidade de encarnados previamente

comprometidos em servir de veículos para sua manifestação.

      

 SIGNIFICADO DA PALAVRA UMBANDA NO  BANTO. (ANGOLA)

A palavra é derivada de “u´mbana”, um termo que significa “curandeiro” na língua banta falada na Angola, o quimbundo.

 

 A EXPRESSÃO  AUMBANDA

Os básicos que compõem a expressão AUMBANDA  são, respectivamente:                                        

                                                  AUM - BAN - DAN.

                                      

 

Sua tradução pode ser comprovada através do alfabeto Adâmico ou Vattânico revelado ao Ocidente pelo Marquês Alexandre Saint-Yves d'Alveydre, na sua obra

"O ARQUEÔMETRO".

 

SIGNIFICADO  DA PALAVRA UMBANDA

AUM significa "A DIVINDADE SUPREMA"

 

BAN significa "CONJUNTO OU SISTEMA"

 

DAN significa "REGRA OU LEI"

 

A UNIÃO destes princípios radicais, ou AUMBANDAN,

significa "O CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS"

 

TEMPLO DE UMBANDA

   

O culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque.

Apesar disso, quando a Umbanda foi criada, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.

 

                    HIERARQUIA

Dentro dos terreiros de Umbanda existe organização e disciplina, além de todo um sistema que objetiva manter esta organização.

Sobre a obediência à hierarquia o Caboclo das Sete Encruzilhadas disse:             

“QUEM NÃO SABE OBEDECER, JAMAIS PODERÁ MANDAR”!

Este conjunto de respeito forma a união e a integridade mágica da casa espiritualista de Umbanda.

Sem disciplina rígida e séria uma Casa de Umbanda não prossegue seu trabalho sob os auspícios da Espiritualidade Superior.

              

OS MÉDIUNS

ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE.

 

  • A MEDIUNIDADE É UM PRESENTE ESPECIAL QUE DEUS CONFIA PARA UM HUMANO COMUNICAR-SE COM OUTROS MUNDOS E VIBRAÇÕES ATRAVÉS DO SEU CORPO

 

  • EXISTE UMA LEI DE CAUSA E EFEITO, TUDO O QUE SE DESEJA, SE TEM DE VOLTA.

 

  • A CARIDADE É A LEI SUPREMA, ATRAVÉS DE ATENDIMENTOS.

 OS GUIAS ESPIRITUAIS AJUDAM AS PESSOAS QUE RECORREM A UMBANDA.

 

  • A ÚNICA FORÇA QUE CURA E POSSIBILITA MILAGRE É A FÉ DE CADA INDIVÍDUO

 

  • NÃO EXISTEM SERES VOLTADOS PARA O MAL, MAS SIM OS QUE ESTÃO TENDO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.

 

  • NÃO EXISTE SORTE, OU COINCIDÊNCIA, TUDO OCORRE POR UMA RAZÃO.

 

*A UMBANDA SERVE  PARA UM APRENDIZADO E EXPERIÊNCIA.

 

  • O UNIVERSO É COMPOSTO DE ENERGIAS, E UM EQUILÍBRIO ENTRE NEGATIVO E POSITIVO.

 

*ASSIM TAMBÉM  AUMBANDA É COMPOSTA DO POSITIVO E NEGATÍVO:

 

*O POSITIVO  SÃO AS FORÇAS DOS BONS ESPIRITOS GUARDIÕES E PROTETORES

 

 E O NEGATIVO  SÃO AS FORÇAS  NEGATIVAS DE ESPIRITOS ***OBECESSORES, ***ZOMBETEIROS ETC, GERALMENTE ATRAIDOS PELOS  PRÓPRIOS  MÉDIUNS PELO ORGULHO, FALTA DE CARATER, FALTA DE FÉ ETC. .

 

***ESPIRITOS ZOMBETEIROS:

 

ELES enganaM AS PESSOAS E O PRÓPRIO MÉDIUM, se passando por espíritoS com nomes conhecidos DE ENTIDADES DE LUZ.

 

***ESPÍRITOS OBSESSORES:

 

Ficam  alheios a qualquer raciocínio; quando criticados se melindram  e teimam com aqueles que não CONCORDAM COM ELES

para a Umbanda e o Candomblé, eles podem ser de dois tipos: entidades sem luz enviadas por alguém para fazer o mal (os conhecidos “trabalhos”), ou almas que não encontraram seu caminho após a morte e ficam ao lado de um ser humano, como um “encosto”, atrapalhando-o.

 

(O MÉDIUM QUANDO OBSEDADO NÃO ACEITA QUE SEJA CHAMADA A ATENÇÃO DESSES ESPÍRITOS QUE SE APRESENTAM COM NOMES DE ENTIDADES CONHECIDAS.)

 

***ESPIRITO OBSESSORES VIVOS (ESSES SÃO OS PIORES)

 

SÃO PESSOAS QUE Caminham entre nós.

 Estão infiltrados em nossas famílias, em nossos locais de trabalho e estudo, NA  sociedade e por todos os lugares.

 

São sorridentes, nos tratam bem, e falam mal de nós pelas costas.

 

NOS PARABENIZAM  pelas nossas conquista E NOS INVEJAM quando ESTÃO LONJE de nós.

 

 Nos cumprimentam com cordialidade, apertam  nossas mãos, NOS ABRAÇAM  e batem em nossas costas e depois RECLAMAM, FALAM MAL E PRAGUEJAM.

Poucas pessoas estão livres desses seres.

 

Eles são  IGNORANTES, SEM HUMILDADE e se acham o máximo, são orgulhosos por tudo o que são.

 E o que eles são? Nada, absolutamente nada.

 

Enquanto for possível manteNHA  distância de PESSOAS assim.

Se não PUDER, PROCURE FICAR O MENOR TEMPO PERTO DELES.

Que eles não precisem de você, nem você  Deles.

 Mantenha-OS  uma distância segura para seu próprio bem e equilíbrio.

 

A CORRENTE MEDIÚNICA

A corrente é a grande força do Templo Umbandista.

 Na verdade, a corrente merece mais cuidados que as paredes e toda a estrutura física do Templo.

Tudo gira em torno dela.

Se um elo dessa corrente estiver fraco, pode desestruturar todo o trabalho e dar acesso às energias negativas que, muitas vezes, conseguem prejudicar a vida de muitas pessoas ligadas a essa casa espiritual.

DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR: "NINGUÉM É TÃO FORTE COMO TODOS NÓS JUNTOS.”

Para manter a Corrente sempre iluminada a disciplina tem que ser rigorosa, e o seu princípio está no respeito à hierarquia.

 

O RETORNO NEGATIVO

O médium de uma casa que não tenha humildade para aceitar e cumprir as normas e regras da casa onde se encontra seja ela qual for, nunca vai estar inserido na própria egrégora espiritual desse local.

Muitas das vezes quando isso acontece, o próprio médium pode começar a ter retorno negativo na sua própria vida pessoal a todos os níveis, desde a sua saúde, a sua vida amorosa, o seu trabalho, etc., bem como a possibilidade de entrada de KIUMBAS ( Agentes da maldade, espíritos atrasados, viventes do submundo astral, e que, após algum tempo e principalmente com a ajuda dos Exus, em um determinando momento serão reinseridos ao grupo dos benfeitores.)  por tele mentalização desses médiuns desavisados.

Não porque lhe lançaram qualquer tipo de magia negativa, pois é apenas o retorno da ação kármica pelas suas próprias atitudes,

  • Pelo seu comportamento,
  • Pelos seus pensamentos e desejos, perante o local consagrado onde pisa.
  • Com as próprias entidades e forças espirituais desse espaço, e com os dirigentes e seus irmãos espirituais.

 E quando assim é, o melhor para o médium é afastar-se e procurar outra casa que esteja mais em sintonia com o seu tipo de mentalidade e relacionamento com os irmãos e hierarquia da casa.

E não esquecer nunca o seguinte:

Quem entra numa casa deve-se tentar adaptar ás suas normas e fundamentos já existentes e nunca esperar que seja a casa a adaptar-se a quem entra.

 

AS 7 LINHAS DA UMBANDA

 

A linha de Oxalá na Umbanda é  chefiada por Jesus Cristo e para ela convergem todas as demais linhas e seus respectivos Orixás, bem como, todos os espíritos trabalhadores na Umbanda, uma vez que o sincretismo Oxalá - Jesus Cristo é perfeito.

Na divisão das falanges desta linha, um grande número de santos católicos se faz presente chefiando essas falanges.

 Aprendemos que nesta linha estão incluídos São Cosme e São Damião, Santo Expedito, um grande número de santos católicos que nunca tínhamos ouvido sequer falar e também o Orixá Omulú.

Todos os Caboclos, os Pretos Velhos, as Crianças, os Baianos, os Boiadeiros, os Marinheiros e os exús de tronqueira demonstram grande obediência a esta linha.

De todos os trabalhadores os Pretos Velhos são os que demonstram ferrenha devoção por Jesus Cristo, seguidos pelos demais trabalhadores da Umbanda.

A linha de Oxalá é principalmente uma linha de cura, provado está pelas inexplicáveis manifestações nesse sentido, atribuídas principalmente aos Pretos Velhos e suas mirongas (conhecimentos), onde resultados altamente positivos são conseguidos por eles através de seus trabalhos e remédios caseiros.

Desta forma o seguidor umbandista tem por Jesus Cristo uma tremenda devoção e um profundo respeito.

 

                                                     

 

  LINHAS DE TRABALHOS QUE FAZEM PARTE DAS LINHAS DOS ORIXÁS

                                                                                                   

                                  EXÚS E POMBAS GIRAS  *(EXU DE UMBANDA NÃO É ORIXÁ)

                        

                                                   * VER PÁGINAS 87, 106 E 107                      

 

  

KIMBANDA- NÃO CONFUNDIR COM “KIUNBANDA”

 

Quimbanda é um conceito religioso de origem afro-brasileira, presente na Umbanda, ainda controverso quanto a sua real definição na atualidade. Por vezes, é classificada como uma religião autônoma.[1]

 

É identificado por alguns como o lado esquerdo (polo negativo) da Umbanda, ou seja, que tem todo conhecimento do mundo astral, inclusive da magia negra, e que podem ajudar a fazer o bem.

 Suas entidades vibram nas matas, cemitérios e encruzilhadas, também conhecidos como "Povo da Rua" e abrangem os mensageiros ou guardiões Exus e Pombagiras.

 

A palavra "Quimbanda" (Kimbanda) vem da palavra africana em Bantu que significa "CURADOR" ou "SHAMAN ", também se refere a "Aquele que se comunica com o além".[3]

 

A Quimbanda trabalha mais diretamente com os exus e pomba giras, também chamados de povos de rua, de uma forma que não é trabalhada na Umbanda pura.

 Estas entidades, de acordo com a cosmologia umbandista, manipulam forças negativas, O QUE NÃO SIGNICA QUE SEJAM MALIGNOS. .

Os Exus e Pombas giras trabalham basicamente para o desenvolvimento espiritual das pessoas, com o intuito de evolução espiritual, além de proteção de seu médium.

Como são as entidades mais próximas à faixa vibratória dos encarnados, apresentam muitas semelhanças com os humanos.

Fonte: Wikpédia

 

                                       

 

                                      UMBANDA ESOTÉRICA

... UMBANDA COM RAÍZES, PÉ NO CHÃO.

A UMBANDA ESOTÉRICA é a grande religião do século XXI. UMBANDA com cultura, esclarecimento, absorvendo os ensinamentos de diversas religiões e filosofias, sem contudo perder suas raízes oriundas dos Cultos Afros

É de conhecimento geral de todos os iniciados, médiuns e adeptos, que a UMBANDA é Brasileira, pois em nossa cultura, sabemos que ela se formou com os próprios escravos provenientes do continente africano, que aqui aportaram.

 

Na realidade somos uma parte desta árvore frondosa que é o Espiritismo ou seja, uma vida após a passagem terrena e com certeza de uma continuação, através as diversas reencarnações.

 

Absorvemos os ensinamentos milenares, do Brâmanismo, do Taoísmo, do Budismo Zen, do Hinduísmo, do Hermetismo, da Kaballah, do Cristianismo, do Caiballion, dos Essenios, da Fraternidade Branca, da Alquimia, etc.

Como não assimilar os ensinamentos dos Grandes Mestres, como JESUS CRISTO, o nosso OXALÁ, de Apolônio de Tiana, do grande Hermes, de Sidarta Gautama (BUDA), de Lao Tse, de Confúcio, dos Mestres Ascencionados, de São Thomaz de Aquino e sua grande obra Teologia, da Alquimia, do Xamanismo e de centenas de outras personalidades como Alan Kardek, Charles Richet, Camille Flamarion, Leon Denis, Swedenborg, Conan Doyle, etc.

 E ficaríamos enumerando uma série interminável de presenças, em diversas épocas da humanidade..

 

Enfim, UMBANDA ESOTÉRICA é a mesma UMBANDA, com amor e carinho para com o semelhante, porém com estudo e aplicação de todo cabedal 

                                           

 

 

                                            

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