O TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA ESPÍRITA
ESPIRITISMO É UMA DOUTRINA DE CUNHO FILOSÓFICO, CIENTIFICO E RELIGIOSO Q SURGIU EM 1857, E Q TEM SEUS PRINCÍPIOS REGISTRADOS E EXPLANADOS NO LIVRO DOS ESPÍRITOS.
É CIÊNCIA, porque se trata de um conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos analisados empiricamente, catalogados e relatados por seus pesquisadores.
ÉFILOSOFIA, quando, inserida no contexto filosófico tradicional, embora de cunho evolucionista e metafísico, pontua a necessidade do homem ir em busca de seu autoburilamento, estimulando-o à averiguação de respostas às questões magnas da Humanidade: sua natureza, sua origem e destinação, seu papel perante a Vida e o Universo.
É RELIGIÃO, porque tem o dom de unir os povos em um ideal de fraternidade, preconizado por Jesus de Nazaré, permitido, dessa forma, que o homem se encontre com o próprio Criador.
ESPIRITISMO, A UMBANDA E O CANDOMBLÉ SÃO RELIGIÕES ESPIRITUALISTAS, OU SEJA, QUE CONTÊM EM SUA ESSÊNCIA A CRENÇA NA ESPIRITUALIDADE E NA COMUNICAÇÃO DOS ESPÍRITOS COM OS ENCARNADOS.
TODAS CONTÊM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS IDÊNTICOS NO TOCANTE À ACEITAÇÃO DA:
1-EVOLUÇÃO PROGRESSIVA DO ESPÍRITO,
2-NA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS, SOBRE AS PESSOAS,
3-NA LEI DE CAUSA E EFEITO,
4-NA PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADO,
5-NA PRÁTICA DA CARIDADE,
6-NA LEI DE ENCARNAÇÕES SUCESSIVAS,
7-DE ESPÍRITOS DE LUZ QUE, AMOROSAMENTE "BAIXAM" À TERRA PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA,
TUDO SEGUNDO A ORIENTAÇÃO E BENÇÃO DO CRIADOR (DEUS, ZAMBI, OLORUM),
(Espiritualismo é uma denominação comum a várias doutrinas filosóficas e/ou religiosas, e tem como fundamento básico a afirmação da existência do espírito (ou alma) como elemento primordial da realidade bem como sua autonomia, independência e primazia sobre a matéria.)
ESPIRITISMO OU KARDECISMO
O espiritismo ou kardecismo traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral).
Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
A doutrina espírita surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo renomado pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo pseudônimo de ALLAN KARDEC (1804 – 1869).
O ESPIRITISMO É ABERTO AOS PRECEITOS DE DIFERENTES RELIGIÕES, COMO A CRISTÃ E A UMBANDA, POR EXEMPLO, SENDO QUE EXISTEM PARTICULARIDADES ESPECÍFICAS EM COMPARAÇÃO A CADA UMA DELAS.
Na doutrina espírita, por exemplo, Jesus Cristo é visto como um espírito de 1ª ordem, ou seja, um espírito superior, com a missão de ajudar a guiar toda a humanidade em rumo da perfeição espiritual. Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.
No entanto, a Bíblia Cristã costuma ser bastante utilizada entre os espíritas como uma das várias referências literárias sobre o mundo espiritual, em especial o relato da vida e obra de Jesus Cristo.
O espiritismo de Allan Kardec é a síntese de diferentes doutrinas, religiões e até mesmo de estudos científicos, como é o caso do Evolucionismo, de Charles Darwin.
Para a doutrina espírita, os espíritos estão em constante evolução, assim como para Darwin os seres vivos também estariam evoluindo constantemente, de acordo com o meio em que estão inseridos.
Além disso, os princípios da caridade e da reencarnação são básicos do espiritismo, sendo estes respectivamente típicos do Catolicismo primitivo e do Budismo.
Para o espiritismo, todos os seres humanos são médiuns, ou seja, canais de comunicação entre o mundo material e o imaterial (dos espíritos). Porém, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer este elo comunicacional.
Os médiuns são responsáveis por se comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, sendo a psicografia e a incorporação os meios mais comuns.
(O SEXO E OS ESPIRITOS. A respeito do sexo dos Espíritos é encontrada na Revista Espírita, de Allan Kardec, publicada em janeiro de 1866:
Os sexos só existem no organismo. São necessários à reprodução dos seres materiais.
Mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão por que os sexos seriam inúteis no Mundo Espiritual.
Aos homens e às mulheres, são, assim, destinados deveres especiais, igualmente importantes na ordem das coisas; são dois elementos que se completam um pelo outro.)
CHICO XAVIER, O MAIOR LÍDER ESPIRITUAL DO BRASIL UM DOS MAIS IMPORTANTES EXPOENTES DO ESPIRITISMO
Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002)
Mãe: Maria João de Deus- Pai : João Cândido Xavier
Foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.
Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.
Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares e sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, Chico Xavier Superstar.
Mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.
Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário.
Seus empregos foram vendedor, tecelão e datilógrafo.
O MAIOR LÍDER ESPIRITUAL DO BRASIL
O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.
Vem recebendo grandes homenagens e honrarias, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura;
Em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier;
e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".
ESOTERISMO
Esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões.
Fraternidades Iniciáticas buscam transmitir acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos.
MISTICISMO
Misticismo: Conjunto de normas e práticas quem tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus.
Seu nome deriva do termo grego “MYSYIKÓS ”, relativo aos mistérios. Estes eram religiões herméticas, somente reveladas aos iniciados, que deviam fazer voto de guardar total silêncio a seu respeito.
Na Grécia antiga, conhecem-se os mistérios de Elêusis e de Dioniso como seus principais representantes.
O adjetivo “mystikós” deriva do verbo “mio”, que significa fechar.
Mais especificamente, fechar os olhos, porta de entrada do mundo sensível, para que se torne possível o acesso a uma experiência de ordem anímica ou espiritual.
E fechar a boca, para que esta não procure falar disso que, em sua essência, manifesta-se como indizível.
MÍSTICA NEOPLATÔNICA
A mística neoplatônica influenciou marcadamente o pensamento de vários filósofos e teólogos da Idade Média, de modo a que se constituísse, assim, uma mística cristã medieval.
A mística é trabalhada pelos pensadores alexandrinos, em especial Orígenes e São Clemente, em relação à história da salvação por Cristo e à experiência de apreensão da Unidade Trinitária de Deus.
Santo Agostinho a define como uma iluminação da alma pela luz procedente de Deus.
FINAL DA SEGUNDA PARTE