Olá, caro leitor! Seja bem-vindo/a.

Fique a vontade para postar o que quiser, mas peço que dê os devidos créditos para esse site.

Obrigada e boa leitura.

      Melinda 

 

      

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, ORIXÁS, DEUSES, SANTOS, MAGIAS, SIMPATIAS, CURIOSIDADES  ETC. 

Deixe seu recado, comentários e sugestões no whats: 9 9993 9043. 

Melinda

 

                    DEUS NÃO TEM RELIGIÃO. DEUS É SIMPLESMENTE AMOR!!!!!!

ESTE SITE É FEITO PARA TODOS QUE ACREDITAM NA MAGIA QUE NOS RODEIA. 

ORIXÁS, FORÇAS DA NATUREZA, ESPÍRITOS DE LUZ QUE NOS PROTEGEM E NOS ORIENTAM EM NOSSA CAMINHADA POR ESTE  LINDO PLANETA AZUL.       QUE NUNCA NOS FALTE A FÉ EM VOSSO PODER DIVINO!!!!!!

 

                 COLOFÉ PRÁ QUEM É DE COLOFÉ

                 MUTUMBÁ PRÁ QUEM É DE MUTUMBÁ

                 MUKUIU PRÁ QUEM É DE MUKUIU

                 BENÇA PRÁ QUEM É DE A BENÇÃO.

 

       O QUE É RELIGIÃO

 

 Religião é o sentimento de devoção a tudo que é considerado sagrado.

Cada cultura desenvolve crenças baseadas em princípios, doutrinas e livros sagrados.

 A experiência do sagrado constitui elemento na estrutura da consciência do homem, que nos permite uma ligação com o sagrado e a praticas religiosas, portanto, essa religiosidade é presentes em todas as sociedades (ELÍADE, 2010, p.19).

 

 

 A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

 

 Estudar e ler sobre a historia das religiões no mundo é uma é um instrumento para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Também aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos, valores importantes, a humanização do der humano, como, por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas com  caridade, solidariedade, respeito e sem preconceitos. 

 

 

     RELIGIÃO NA PRÉ-HISTÓRIA

 

 A era pré-histórica da religião vai do início da humanidade (provavelmente originada há dois-três milhões de anos) até por volta do ano 3000 a.C.

 

Durante todo esse período, os conhecimentos religiosos foram transmitidos mediante a palavra (crenças e mitos) e o comportamento imitativo (ritos)

 Um número de arqueólogos propõe que as sociedades do Paleolítico Médio, tais como sociedades neandertais pode ter praticado a mais antiga forma de totemismo ou a adoração de animais.

 A religião esta intimamente ligada, as fontes mais antigas e numerosas da pré-história, as ossadas. A prática da inumação revela uma preocupação com a vida após a morte.

           

 

    CULTOS E RITOS PRÉ-HISTÓRICOS

O conceito de rito e culto é considerado como um conjunto de gestos e palavras codificados, de valor simbólico, próprio de um determinado grupo.

Parece evidente que as manifestações face à morte e seus estágios assumiam um papel significativo nas comunidades pré-históricas.

 Os enterramentos conhecidos desde o Paleolítico médio apresentavam conjuntos rituais diversos, como a introdução de elementos decorativos, a manipulação diversa dos restos ósseos, a posição de deposição do corpo, etc., num quadro geral de "religiosidade" aparente.

Referencia: Porto Editora – Cultos e Ritos Pré-Históricos na Infopédia

 

Atualmente acredita-se que a crença na vida após a morte, e o culto aos animais e as forças da natureza, foram as primeiras formas de manifestações religiosas, realizadas pelos seres humanos,

 

    

 AS SETE RELIGIÕES CONSIDERADAS MAIS ANTIGAS NO MUNDO

HINDUÍSMO (fundada por volta do século XV AC)

O hinduísmo pode não ser uma religião unificada em si , ou organizado em um sistema de crenças distintas, mas hindus (como eles têm se identificado há séculos, o resultado da oposição com outras religiões) seguem as mesmas tradições centrais, compreensíveis para os vários adeptos da religião. A primeira e principal delas é uma crença nos Vedas - quatro textos compilados entre os séculos 15 e 5 AC, no subcontinente indiano, e as escrituras mais antigas da fé - que fazem do hinduísmo, sem dúvida, a religião mais antiga que existe.

      

 

 ZOROASTRISMO (10.º - 5.º século AEC)

A antiga religião indo-iraniana do zoroastrismo (conhecida pelos nativos como Mazdayasna) - que data do segundo milênio aC - surgiu em sua versão atual dos ensinamentos do profeta reformador Zoroastro (Zaratustra), que os historiadores afirmam ter vivido em algum ponto entre os séculos X e IV AC (eles discordam um pouco). Extremamente influente sobre o desenvolvimento da tradição abraâmica, foi a religião estatal de vários impérios persas até a conquista muçulmana do século VII DC, e sobrevive em partes do Irã, Índia e Iraque até hoje, supostamente seguido por cerca de 200.000 pessoas. 

 

 

JUDAÍSMO – 5 º século AEC)

(A fundação de todas as outras religiões abraâmicas, e o monoteísmo mais antigo ainda por aí (embora não seja o primeiro) que é alegadamente uma variação da antiga fé egípcia chamada AtenÍsmo, que desapareceu no século 14 AC), o judaísmo originado nos reinos de Israel e Judá, que apareceu pela primeira vez no Levante em torno do século IX AC. A religião se transformou em sua forma atual no século VI aC, evoluindo da adoração de um deus do estado baseado em uma cosmovisão politeísta para a de um Deus "verdadeiro", codificado na Bíblia.